A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A Arte Naif de Richard Calil Bulos

(Mafabami)

A pintura de Richard Calil Bulos não segue estilo ou escola, é ele considerado um naif, porém a obra deste artista não é somente decorativa ou ornamental é, sobretudo a reportagem de um tempo e de um tipo. Se nos detivermos a estudar suas cenas veremos personagens que sempre estarão com os rostos voltados para as águas, fontes de alimento e sobrevivência. Homens aliados comungando com seus grupos o enfrentamento do mar, são os que povoam as criações do artista. Os implementos da pesca, a embarcação, os balaios vazios, as habitações, as condições do sujeito pintado, são a crônica imagética de tudo que o pintor capta ao observar a vida e o espaço do pescador artesanal na região de Laguna ao litoral sul de Santa Catarina

Richard fez exposições, tem suas telas espalhadas por Santa Catarina, pelo Brasil e para fora do país. Inconfundível no traço, Chachá conforme é conhecido sempre manteve fidelidade a sua temática e seus modelos, ou seja o cotidiano dos pescadores e suas famílias.

Desde criança mostrou interesse pela comunicação e o desenho nos gibis onde criava textos e os ilustrava. Ainda recentemente Richard produzia de forma artesanal e independente seus jornais, onde deixava muito claras as reivindicações do cidadão politizado que é, em charges e legendas plenas de humor e sátira. Atuou como assessor de imprensa em várias gestões na Prefeitura Municipal de Laguna/SC . Richard, contudo, sempre marcou fortemente a presença com a originalidade do seu jornalismo.

As imagens produzidas por Richard remetem a poética de um peculiar universo social, ao modus vivendi de um cidadão em ligação direta com as águas oceânicas e lacustres que o circundam. O conjunto da obra richardiana é carregado de uma função onde a estética sai de seus limites e invade áreas como a Geografia, Economia, Ecologia, onde um colorido acervo sinaliza para uma Educação de urgências a favor da vida, não apenas do sujeito pescador mas uma vida que atinge a todos nós, que se encadeia e se esgota em sua fragilidade, na agressão e desprezo ambientais que vem sofrendo. Fiz ao artista uns versos assim:

O que pinta Richard?
Richard o que pinta ? O branco no preto!
Está leve a tarrafa, balaio vazio, marola canoa, contrário é o vento
Chachá joga cores , Chachá joga tinta
Richard o que pinta?

Oh! gentes do mar, de rios e lagoas, lançai vossas redes!
Herdeiros de águas juradas de morte
que vença o balé de homens e botos irmãos pescadores
Netuno, trazei! Trazei nas marés,
pincéis multicores,
trazei nas marés Chachás Crusoés!

Richard Calil Bulos nasceu a 6 de outubro de 1935 na cidade do Rio de Janeiro e vive em Laguna -Santa Catarina desde os três anos de idade.

  • Publicado em: 21/11/2005
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente