A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

PAI QUE TAMBÉM SOIS MÃE

(Mafabami)

No "Planeta animal", programa de TV, é muito divertido ver as mães cuidarem dos seus filhotes. O mundo dos animais é surpreendente, e aos nossos olhos, esquisito também. Os pássaros, os seres aquáticos, as macacas, as hienas, as elefantas enfim, essas mães e pais agem das mais curiosas formas para manter suas famílias. A sociedade dos bichos não inclui julgamentos, eles são amorais. Cada casal, cada bicho em sua comunidade tem seu proceder próprio. Para eles vale a lei da natureza. Os machos, se tornam pais, agem das mais diversas formas. Existem aqueles muito zelosos e outros totalmente displicentes. As mães também mostram variadas performances, indo do heroísmo ao que poderíamos identificar como desnaturadas. Bem, os valores da ética e das leis humanas que ora emprestamos ao reino animal, não fazem o menor sentido para os bichos.

Na verdade neste maio desejamos louvar a grande mãe de todos nós: a Natureza. A homenagem será feita em forma de oração. Linguagem que coloca sentimentos e emoções em contato com Deus, a oração é grandemente utilizada pelas mães. Hoje existem estudiosos comprovando os benefícios desta prática. Além daquelas que me foram ensinadas por meus pais, invento também as minhas. Para o dia de hoje escolhi uma versão ecológica do Pai Nosso, "Oração pela Vida", e para rezar por nossos filhos a "Ciranda de Amor".

"Oração pela Vida"
Pai nosso que estais no céu
Mãe nossa que estais e sois Terra
Santificados sejamos todos nós desde a pequenina pedra que viaja no riacho, até a águia de vôo mais alto. Que seja nosso o nosso reino. Que seja feita a vontade da Vida.
Vida que é expressão da Vossa Grandeza. Vida que em mim assume a humana forma, assim na terra como no céu.
O pão nosso, o das formigas, o das árvores, dos rios, dos pássaros, dos peixes, o de todos, nos dai hoje, e sempre. Perdoai a quem maltrata a Vida. Não nos deixeis cair em tentação de agredir a Natureza. Livrai-nos de todo mal, Pai que também sois Mãe. Assim seja.

"Ciranda de Amor"
Que tu inspires o Bem. Que em tua presença enfraqueça toda intenção do Mal. Que despertes a Lucidez. Que seja sabedoria teu proceder. Que leves luz e clareza por onde passares. Que espalhes harmonia e a beleza de ser Gente. Que se afaste de ti toda e qualquer violência. Que despertes a auto-confiança e sejas auto-confiante. Que deixes certeza por onde andares. Que teus hábitos sejam saudáveis. Que contamines com saúde ao teu redor. Que teu passo seja seguro e tua atitude seja firme. Que teu olhar imprima dignidade e respeito. Que nada impeça tua caminhada. Que a energia e a proteção dos teus antepassados te conduzam em ciranda de luz e de amor. Que tenhas vida produtiva e longa. Que sejas transmissor (a) da Vida.

  • Publicado em: 27/05/2003
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente