A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Crônica passada

(R. Carvalho)

Sete de setembro... Dia do panelaço. Dia do barulho, dos panos na janela, do reforço ao "cansei", do sinal de reprovação aos atos ilícitos dos líderes políticos deste país. Dia de mostrar que somos brasileiros e que merecemos respeito. Dia que brasileiros demonstrariam seu repúdio a tantas desavergonhadas denúncias impuníveis. Dia que peguei meu apito e uma corneta e um carro e sai pelas ruas de duas cidades satélites do Distrito Federal para fazer minha parte, como brasileiro que não aceita o descaso de nossos governantes para com seu povo. E acreditem não vivo tão mal, como palmito e azeitona todos os dias e tomo suco Valle.

Mas qual não foi minha decepção ao ver nas ruas alguns carros que se assustavam com meu barulho. As cidades pareciam fantasmas. Aliás, feriado á assim. Todos que não viajam se trancam em seus apartamentos e casa e esquecem o mundo lá fora. Mas foi muita decepção. Não havia ninguém, ninguém mesmo se manifestando. Então penso: será que estão todos satisfeitos? Será que estão todos passando bem? Será que estão todos felizes com a nossa política? Será que todos estão com salários e investimentos e retiradas gordas? Será que ninguém possui Internet nessas cidades? Era uma manifestação internetizada, mas foi mesmo internalizada, eu acho! Todo mundo resolveu abafar seu lamento, sua indignação. E o feriado no DF foi sem qualquer sinal de manifestação. Até li no jornal que trinta mil pessoas foram assistir ao desfile militar. Pasmem!

Não consigo entender um povo tão pacifico, tão sem nacionalismo, tão sem dignidade, tão sem cidadania. Ou melhor, até entendo. Afinal, somos educados para nada entender, para nem mesmo conhecer nossa constituição, tantas vezes ignorada por leis que passam por cima dela. Como governantes conseguem se olharem num espelho e não lembrarem que um povo é explorado para que tenham excessivo conforto e excessivas rendas ilícitas que nunca os satisfazem?

Foi bom isso acontecer, pois agora tenho certeza que aqui no Distrito Federal todos estão muito satisfeitos com os políticos e com a vida que levam. Estão todos de acordo com nossos governantes. E para vocês que são de outras localidades aviso: aqui só tem empreiteira e funcionários públicos - a maioria sem ser concursado - que se revezam entre uma e outra administração, talvez por isso ninguém tem nada contra ninguém, todos mamam na mesma teta governamental.

  • Publicado em: 19/09/2007
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente