A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

2003 - 2004: Extraordinárias Mudanças

(Raymundo Silveira)

Pronto, chegou 2004. Quantas coisas mudaram no mundo e na vida das pessoas, de um modo geral, e na minha, em particular! A primeira que observei foi a hora em que despertei. Nunca tinha acontecido isto antes: tenho por hábito acordar sempre por volta das sete e meia da manhã, pois podem acreditar que hoje, logo que abri os olhos consultei o relógio digital e este assinalava sete horas e trinta e cinco minutos. Estranho, não? Outro fato muito importante foi a substituição da marca do creme dental que usava habitualmente, por outra até então desconhecida. Uma terceira e extraordinária mudança quase me fez passar mal de tanta surpresa. Ao consultar o meu romebanque havia um reajuste no saldo da minha conta bancária – reajuste para menos, entenda-se -, pois de ontem para hoje foi debitado um valor referente a taxas de utilização de serviços bancários referente ao mês de dezembro.

Mas estas foram apenas algumas das modificações importantíssimas que sucederam na minha vida, de ontem (2003) para hoje (2004). Não se surpreendam se eu disser que quando desci à portaria do meu prédio a fim de apanhar o jornal, o porteiro falou que hoje não haveria jornal – isto nunca tinha acontecido antes, pelo menos que eu me lembre. Agora mesmo fui consultar o calendário do computador e constatei que havia assinalada uma data que jamais tinha aparecido antes: 01 de Janeiro de 2004.

Quantas diferenças de ontem para hoje, meu Deus! Irei me limitar apenas a registrar algumas delas porque não há espaço suficiente para comentar uma por uma. Por exemplo: morreu gente que nunca havia morrido; nasceu gente que nunca havia nascido; no mundo inteiro, milhões de pessoas passaram a ter uma idade que jamais tiveram antes; toda a população da Terra ficou um dia mais velha; o mesmo aconteceu a todos os animais, sem qualquer exceção; este estranhíssimo fenômeno sucedeu, coincidentemente, também com todas as plantas. E agora, atenção! A mudança mais surpreendente de todas: aqui no Brasil, os ricos ficaram mais ricos e os pobres, ainda mais pobres. São muitas diferenças para acontecer em apenas uma virada de ano, não acham?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente