A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

AFINAL, O QUE É NATAL?

(Maria José Zanini Tauil)

Natal...O que será mesmo natal? A festa mais querida e mais esperada...a mais explorada também! Reunião de família, comidas especiais, pinheiro decorado com falsa neve, em pleno verão, troca de presentes. Prestações, dívidas que muitos não podem pagar. Quantos pais se sentem tristes e culpados por não poderem presentear os filhos!

O verdadeiro motivo da festa? Bem, esse quase foi esquecido. O nascimento de Cristo, o filho de Deus, que se fez um de nós. É Deus entrando na história humana, fazendo dela, uma história de salvação, de vida, de paz, de justiça, de amor e fraternidade.

É preciso experimentar a presença de Deus, escondido na simplicidade e na pobreza dos lares brasileiros. Natal deve ser tempo de reflexão, de identificação com Isaías, João Batista e com Maria, grávida.

Com alegre expectativa, aguardamos e preparamos a vinda do filho, todos os anos.

Vivemos numa sociedade que só visa ao lucro, ao poder, à dominação de alguns poucos sobre outros. O ser humano é reduzido à mercadoria. Uns têm tudo, outros têm pouco, outros não têm nada. Precisamos rever nossos projetos, avaliá-los à luz da mensagem do nascimento de Cristo, rever o rumo de nossa vida pessoal, social e comunitária.

Tempo de natal...Tempo de reavivarmos as esperanças no futuro desse mundo, que parece estar se suicidando.

Precisamos reavivar o nosso amor e nossos esforços para lutar por um Brasil mais justo, mais fraterno...enfim, melhor.

  • Publicado em: 09/12/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente