A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Cotas para os gordinhos

(Maria José Zanini Tauil)

Nos sites de busca de um par, jamais você lerá: "Quero gordinha, com rostinho fofo e simpático". A frase é sempre esta: "Que tenha peso normal", ou então: "Em forma". Muitas vezes, eles confessam: "Estou acima do peso".

Minha amiga se correspondia com um, mais "grosso", cuja mensagem era: "Se você está além do peso, nem tente contato, pois de gordo já basta eu"...Que cara de pau!

Que maldito preconceito contra os gordinhos, tão explorados pelos pintores renascentistas e os da idade média!

Infelizmente, o mundo não se preparou para os gordos. As catracas de ônibus são uma calamidade! Uma amiga, mais cheinha, quando tinha problemas com o carro, faltava ao trabalho...Ficava entalada na catraca do ônibus. Coitada!

Vi uma vez, uma mocinha muito constrangida ao tentar colocar um colete salva-vidas para um passeio de barco. Nenhum lhe servia. Se gordo cair no mar é morte certa!

Se nas universidades existem vagas para negros, (não existe discriminação maior, pois eles são iguais a brancos, amarelos ou vermelhos) deveria haver também para o gordo.

Eles deveriam protestar, fazer passeatas, faixas, caminhadas até o Palácio da Alvorada. Se não resolvesse o problema, ao menos perderiam uns quilinhos.

Ninguém quer saber se o coitado é avantajado por um problema genético, hipotireoidismo, metabolismo lento, compulsão alimentar, (que é doença séria, como qualquer outro tipo de compulsão).
São sempre tidos como gulosos, relaxados, complexados, enfim, marginalizados mesmo!

Cotas nas universidades para gordos! Por que não? Esses sim, não disputam em igualdade de condições!

Que condições de aprendizagem pode ter um gordo nas minúsculas carteiras escolares? Ninguém pensa que a metade de seus traseiro fica sobrando, naquelas minúsculas carteiras?

Já fazem rampas para usuários de cadeiras de rodas, (já não é sem tempo!). Por que não fazer poltronas para gordinhos, nos teatros, cinemas...Já vi uma senhora quase arrancar a do avião para sair dela.

A reivindicação é de carteiras especiais nas escolas para os gordinhos...(de preferência com lugar para encaixar o refrigerante e o sanduíche!..)

  • Publicado em: 05/10/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente