A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

COLD IS CHIC

(Maria José Zanini Tauil)

Adoro o inverno! Ele disfarça aquilo que o verão implacavelmente revela. Não existe estação mais elegante! Quanto mais frio, melhor...Tons escuros...Gosto de marrom , ferrugem e preto. Botas, casacões e na cama, um edredom bem confortável e quentinho. Nada com pêlos! Sou alérgica.

Interessante as pessoas aqui, no Rio de Janeiro. Lá uma vez ou outra, pode acontecer um friozinho, mas já passamos invernos inteiros com praias cheias...O El Niño, coitado, sempre é culpado.

Por aqui, as pessoas são tão carentes de um friozinho, que ao primeiro sinal de chuva, correm aos guarda-roupas e se agasalham até os dentes. Dá calor só de olhar.

E as promoções de inverno? O povo passa batido, sem olhar para os lados, se o sol está quente ou faz calor. Basta o serviço meteorológico anunciar frente fria, ou São Pedro virar seu regador para baixo, que os donos dessas lojas sorriem de orelha a orelha. Vendem todo o estoque.

Uma vez feitas as compras, desde casacos de couro, pulôveres e suéteres até um minúsculo par de meias, é torcer para que o céu fique eternamente cor de chumbo e venham do sul, muitas frentes frias, para poder estrear tudo o que está estocado no armário.

Estou falando dos outros, mas não fujo à regra. Roupas eternamente guardadas e nunca usadas, à espera de um friozinho gostoso, que me faça agasalhar a alma. Tenho roupas que só usarei no pólo norte.

E que indecisão louca quando surge uma festa e você quer usar roupa nova! Se está quente, compra uma roupa leve...aí, a temperatura cai e você banca a durona e usa assim mesmo, dizendo estar morrendo de calor, ou vai com uma roupa mais quente e usada. Se ao contrário, você compra roupa quente e faz um baita calor? Sofre a festa inteira, suando em bicas, não dança, não se mexe muito para não derreter-se como sorvete no sol.

As roupas por aqui, deveriam ser especiais, golas e mangas destacáveis, sapatos que virem sandálias.

Por que os estilistas ainda não pensaram nisso?

Bem, a maioria é do sexo masculino e já sofre, no verão ou no inverno, com o bendito "terno". A maioria também "odeia" mulher. Por que facilitariam a nossa vida?

  • Publicado em: 14/09/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente