A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA

(Maria José Zanini Tauil)

Freud achava que com o desenvolvimento da civilização, as tendências destrutivas da humanidade se tornariam cada vez mais interiorizadas. Essa professia não se concretizou...ainda.

O mundo está cada vez mais agressivo e hostil, sobretudo nas grandes cidades. As guerras já começam nos lares, entre pais e filhos, entre irmãos. Há na sociedade, uma crueldade recalcada à espera de oportunidade e provocação. Uma barberagem no trânsito, pode gerar troca de ofensas, agressões, quando não tiros e morte.

Será apenas a desigualdade econômica a causa dessa situação? Homens brigam por nada! É ato de coragem freqüentar estádios de futebol, ou qualquer outro lugar de aglomeração em massa. Impossível ir à farmácia à noite, sem correr o risco de ser surpreendido com um revólver na cabeça.

A coisa não está boa. É bem pouco o que se vem fazendo para a recuperação de marginais e criminosos. Eles saem dos presídios piores do que entraram.

Se não formos mais fraternos e polidos, será em vão o grito de democracia e liberdade, uma utopia querer paz.

Precisamos de pessoas corajosas, mas que venham para conter os instintos e desarmar os espíritos. Andar armado não é solução. Violência gera violência.

A coisa não está boa. É bem pouco o que se vem fazendo para a recuperação de marginais e criminosos.

  • Publicado em: 23/03/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente