A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

SEREMOS SEMPRE MARIONETES?

(Maria José Zanini Tauil)

Quanto menos um povo pensa, melhor para o sistema vigente. Pelo menos, para "certos sistemas".

Para que pensar? Outros pensam por nós!

Atrás dos bastidores da vida, há os que manejam as luzes, sopram e nós repetimos suas palavras, porque, na verdade, ainda não sabemos de cor o nosso papel..

Superficialmente, tudo vai bem. Se analisarmos a vida em profundidade, tudo está mal: monotonia, descontentamento, tédio e vazio...massificação e rotina.

A tv pensa por nós, o jornal nos informa o que convém saber, as revistas dizem o que "precisamos saber". Não há com o que se preocupar! Há bastante futebol para distrair, muitas novelas para preencher o tempo e tirar nossa atenção dos reais problemas que nos afligem.

Somos manipulados pela mídia e pelo marketing. Quantos já não se viram tentados a comprar aquele champu, que deixou os cabelos da anunciante lindos e esvoaçantes, ou aquele creme mágico que tira rugas e flacidez em uma semana?

Na verdade, a vida nos faz individualistas. Esse é o mundo da máquina e da pressa , ninguém quer ouvir queixas ou desabafos, ninguém tem tempo... Ninguém toma a iniciativa..

Fechamo-nos num casulo, até como proteção, cheios de desconfiança. Nem todos têm segundas intenções, mas nos acostumamos a desconfiar...

Omitir-se diante do bem comum: eis a tentação constante do homem atual, que luta para sobreviver.

A solidariedade está deixando de existir , e, talvez, fosse ela, a grande solução para acabar com a ganância do "ter" sempre mais...do rico ficar cada vez mais rico e o pobre, cada vez mais pobre.

Temos que admitir: Somos país de terceiro mundo. Os dados em relação ao índice de analfabetismo são manipulados. Nas escolas, os alunos têm que ser promovidos automaticamente.

A escola pública está desacreditada...e a culpa recai sobre quem? Sobre o incompetente professor...

Tantos pensadores morreram defendendo suas idéias, no entanto, o nosso ensino produz pessoas que não pensam nem são treinadas para isso. Já encontram os saberes prontos e ainda há a tendência de substituir o humano pelo mecânico!

Não só o educador precisa ser reinventado, como o trabalho científico precisa ser renovado, para que as gerações futuras sejam equilibradas, confiantes e participantes ...enfim, que estejam preparadas para as transformações diárias do mundo.

  • Publicado em: 24/02/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente