A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

FLORES VIRTUAIS E URSINHOS

(Maria José Zanini Tauil)

Há dias em que nos sentimos envolvidos no emaranhado de maus pensamentos, nos alimentamos deles e nos deprimimos. Surge o vazio e a solidão. Parece que temos imenso prazer em futucar feridas, lembrar tristezas e mágoas.

Foi nesse espírito, que entrei um dia numa sala de bate-papo da internet. O assunto era solidão. Escolada, entrei na conversa e teci comentários e conceitos meus sobre o pior tipo de solidão : aquela que você curte tendo outro alguém ao lado...a solidão a dois.Por que pior? Porque você não tem o direito ou a liberdade de buscar uma companhia mais interessante para um bate-papo ou um chopinho, para abrir seu coração e compartilhar suas frustrações....

Quando não se está bem, não se tem muita paciência... nem para conversar. Eu estava muito deprimida naquele dia. Logo saí do bate-papo. Quando abri minha caixa postal , havia um e-mail de uma pessoa que lá na sala, tinha o nick de "URSO SOLITáRIO". Ele não escreveu nada, só me enviou um buquê de rosas virtuais.
Passou a enviá-los diariamente e eu lhe agradecia enviando ursinhos, símbolo do seu apelido na net. Acho não...tenho certeza, de que nunca na minha vida, ganhei tantas flores.

Um dia, enviei-lhe um e-mail dizendo que o meu jardim interior , tão cheio de mato e capim, começava a florescer, pois eu plantava lá todas as flores que ele me enviava. Estabeleceu-se o mudo contato. Ele continua me enviando flores, eu continuo lhe enviando ursinhos.

É esse o encanto da internet. Contatos se estabelecem com poucas palavras. A solidariedade por via tecnológica é possível...e como ajuda! Basta que haja disposição para ouvir...ou melhor, ler, escrever algumas linhas ,ou simplesmente, mandar flores. A cruz do semelhante carente pode se tornar menos pesada com o simples gesto de enviar-lhe rosas virtuais. As mãos podem se entrelaçar no simples toque do mouse e a muda mensagem pode ser interpretada de várias maneiras: "Sorria! Você é importante"..."Estou dedicando um minuto do meu pensamento a você!"... "Você não está só!"
Obrigada, querido amigo URSO SOLITáRIO!...


Quando não se está bem, não se tem paciência para nada. Saí logo da sala. Abri a caixa postal e lá havia um novo e-mail. Era de uma pessoa que fazia parte do papo que eu acabara de ter. Nada escrito. Só um lindo buquê de rosas virtuais.

  • Publicado em: 27/01/2004
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente