A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

NATAL...COMPROMISSO COM A PAZ

(Maria José Zanini Tauil)

Uma chave ilumina o mistério do homem: Jesus. Seu nascimento não só nos revela o sentido da vida como se torna o único caminho para chegarmos ao PAI.

Cristo nos anuncia com sua vinda o amor à vida. Não adianta que nasça em Belém, tem que nascer no nosso coração.

Natal é festa de paz. Ela é possível! É tão fundamental como a bombinha o é para o asmático. Muito mais que indústrias de armas, fabriquemos mais bancos nas praças e jardins, para que pessoas se sentem, se falem, para que haja mais diálogo.

Comecemos pela nossa casa. Não usemos palavras que firam como punhais, usemos mais a persuasão, o sorriso e o acolhimento.

Que tal refletir sobre a importância do presépio?
O homem vivia questionando Deus sobre a dor e o sofrimento. Deus não explicou, mas envia seu filho, que se torna um homem de dor, que se humilha, é humilhado para a redenção da humanidade.
Que a estrela de Belém possa brilhar outra vez, principalmente onde há fome, desemprego, desamor, trazendo novas esperanças.
Contemplemos a ternura do presépio...Os pastores, os animais do estábulo, a família sagrada, a estrela que rasga o céu e anuncia.
Quantas festas não sobrevivem ao tempo... Os homens banalizam tudo, mas não conseguem profanar o que há de sagrado nesse dia.

Não estamos mais sós...temos Jesus. Ele mostrou que sofrimento existe mas tem final feliz. O Pai não é cruel nem vingativo. Ele é puro amor e mostra que vale a pena viver, mesmo que carreguemos uma cruz.

Seria tão fácil se houvesse paz no mundo!
Esse assunto me faz lembrar de uma canção:
"Tudo seria bem melhor se o natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria, se os pais fossem José, se a gente parecesse com Jesus de Nazaré"...

O dia em que houver paz nos lares, o natal será mais natal, pois Cristo se sentirá hóspede bem recebido. Essa data é um clamor à fraternidade, um mergulho no evangelho.
Feliz natal...lutemos para que haja paz ...

  • Publicado em: 25/12/2003
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente