A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Dia de São Francisco e Dia dos Animais

(Luciana do Rocio Mallon)

Há alguns dias atrás na Igreja dos Passarinhos , localizada em Curitiba , existia um padre tinha uma mula como animal de estimação e gostaria que ela participasse de uma procissão em homenagem à Nossa Senhora das Dores . Algumas pessoas da comunidade ficaram indignadas com esta atitude do pároco , queixaram - se para o bispo e por isto a mula foi proibida de participar do evento , sendo transferida para um sítio em Mandirituba .

Tal atitude me deixou indignada , pois os bichos são criaturas de Deus . A principal prova é o fato de que Maria e José fugiram no lombo de um burrinho . Sem falar na história da Arca de Noé .

Porém neste dia 4 de outubro avistei , numa outra igreja , pessoas entrando com animais dentro do templo . Logo pensei :

- Pessoas entrando com bichos dentro da igreja ?!

- O que está acontecendo ?!

Após estas dúvidas entrei dentro daquele templo e vi uma cena que encantou - me :

Os animais estavam sendo abençoados dentro do local e seus donos oravam com fé . Alguns bichos vestiam fraldas descartáveis , com certeza esta foi uma maneira que os donos acharam para que os animais não sujassem o templo .

No final da cerimônia descobri que todo o dia 4 de outubro , Dia de São Francisco de Assis e Dia dos Animais , acontece a tradicional missa da benção dos bichos . Afinal , este santo foi muito ligado à natureza e respeitava os animais .

Com certeza , esta missa da benção dos animais foi uma integração mística entre o animal , o ser humano e Deus .

Depois de assistir a esta cerimônia , logo refleti :

Bem que, hoje no Dia dos Animais , poderiam trazer a mula do padre da Igreja dos Passarinhos de volta . Desta maneira ela poderia participar de uma missa com seus outros amigos bichos .

  • 1770 visitas desde 4/10/2010
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente