A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Reflexões Sobre a Barbie

(Luciana do Rocio Mallon)

Barbie foi uma boneca criada , nos Estados Unidos , em 1959 pela estilista Ruth . O brinquedo ganhou este nome em homenagem a filha da criadora que se chamava Bárbara , porém atendia pelo apelido de Barbie . Mas este brinquedo é muito mais do que uma simples boneca , ele é um verdadeiro ícone do imperialismo e da ditadura de beleza . Recentemente fui a uma biblioteca , abri um dicionário de gírias na letra B e logo li :

Barbie adj. : 1. Garota fútil somente preocupada com a beleza . 2. patricinha .

Dei uma risada e notei que este livro tinha razão .

Conheci a Barbie em 1980 , quando eu tinha seis anos de idade , num comercial de televisão . Naquele momento meu tio , que morava num sítio do interior onde não havia televisão mas que estava de passagem em nossa casa , exclamou :

- Que boneca indecente !

- Tem cara de dançarina de boate !

Naquele momento não entendi o comentário , porém falei :

- Concordo !

- Prefiro a minha Susi .

Assim ele complementou :

- Esta Susi tem cara de boneca mesmo .

- Não insinua nada demais ...

- Mas esta Barbie ...

Alguns anos se passaram e percebi que esta boneca , realmente , tinha cara de garota de programa . Nas brincadeiras , minhas amigas sempre faziam as suas Barbies traírem o Bob , que depois virou Ken , com os outros bonecos . Já eu fazia a minha Susi se apaixonar pela boneca patricinha e depois chorar bastante . Não é à toa que existem comunidades no Orkut chamadas : Minha Barbie Era Piranha e Minha Susi Era Lésbica .

Aos doze anos de idade notei que os empregos da Barbie sempre eram da elite : dentista , médica , advogada e engenheira . Como minha irmã tinha uma boneca destas perguntei o seguinte para Maria , uma amiga da minha avó :

- Maria , você pode costurar uma roupa de gari para a Barbie da minha irmã ?

Então ela aceitou o meu pedido e fez uma roupa de lixeira para a boneca .

Fiquei tão contente que sempre fazia minhas tarefas domésticas ao lado da Barbie Gari . Recentemente fiquei contente ao achar uma comunidade no Orkut intitulada : " Quero uma Barbie Gari " .

Algum tempo se passou e no começo dos anos 90 , estourou nas paradas de sucesso uma música intitulada Barbie Girl da banda Acqua . A tal música foi regravada há três anos atrás pela cantora Kely Key , outra admiradora desta boneca . Também na mesma época , após uma cirurgia plástica , a atriz e modelo Pâmela Anderson afirmou que faria quantas operações fossem necessárias para virar uma Barbie . Já em meados dos anos noventa surgiu o boato de que a atriz , cantora e empresária Tália tirou uma costela só para ficar com o corpo da boneca famosa . Em 1997 estourou na mídia o caso de uma adolescente que tinha feito mais de cinco cirurgias plásticas e que acabou suicidando - se só porque não estava parecida com a Barbie . Há alguns anos atrás surgiu a modelo e empresária Paris Hilton afirmando ser a reencarnação desta memorável boneca , afirmação que causou revolta em muitas fãs do brinquedo . A única admiradora da Barbie que foi feliz foi a cantora Madona , pois ela afirmou que aos cinqüenta anos estaria enxuta como esta boneca inesquecível e a profecia virou realidade .

Algo cruel que a boneca patricinha fez foi estragar os grandes clássicos com suas séries de desenhos adaptados , exemplos : Barbie - Rapunzel , Barbie Quebra - Nozes , Barbie - Lago dos Cines , etc.

Dia 9 de Março de 2009 esta boneca completou cinqüenta anos . Porém , assustei - me pela maneira como o aniversário da loira foi comemorado . Numa certa estação de rádio só se ouvia o seguinte anúncio :

- Meninas , venham comemorar o aniversário da Barbie no shopping , dia ...

Naquele final de semana , ao sair pela noite curitibana , fiquei espantada quando vi o seguinte cartaz numa danceteria do bairro Batel :

- Hoje tem a balada do aniversário da Barbie !

- Mulheres vestidas de Barbie não pagam entrada !

O pior era que , na fila , existiam centenas de garotas fantasiadas de bonecas .

Espantada com tanta futilidade fui ao Largo da Ordem , o bairro mais cult de Curitiba , mas fiquei triste ao ver , num bar de roqueiros , o seguinte " baner " :

- Vamos Comemorar Juntos os Cinqüenta Anos da Barbie !

Decepcionada com a situação voltei para casa . Assim , naquele instante , fui até o porão e vi que a velha Barbie estava intacta , mas seu vestido de noiva ficou totalmente encardido .

  • 2581 visitas desde 12/03/2010
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente