A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O Neoliberalismo e os Colaboradores

(Luciana do Rocio Mallon)

O dicionário define como Neoliberalismo a corrente econômica surgida do final do século XX , que revaloriza a livre concorrência estimulando a globalização entre as nações .

Mas sabemos que Neoliberalismo significa muito mais do que isto , pois ele é uma espécie de capitalismo tecnológico com as idéias comunistas de um mundo sem fronteiras e sem bandeiras . Temos como exemplo disto a criação da moeda EURO , uma única moeda para vários países da Europa .

Para o neoliberalismo o trabalhador deve ser um funcionário polivalente , pois deve ser capaz de manusear um computador , atender clientes e até mesmo saber limpar o chão .

Porém interessante mesmo é que esta corrente econômica diz que não devemos chamar o trabalhador de funcionário , devemos denomina-lo de colaborador .

Ora , mais o que é um colaborador ?

Segundo o dicionário o colaborador é um auxiliar , um cooperador .

Porém temos a consciência que um colaborador é muito mais do que isto .

As grandes empresas já adotaram esta nova definição neoliberal , pois elas não chamam mais seus empregados de funcionários , e , sim de colaboradores .

Basta pegarmos uma apostila de treinamento ou um anúncio de oferta de emprego de uma grande empresa :

" A Empresa "X" Procura Novos Colaboradores ".

Este novo termo globalizado já chegou à Educação . Em meados do século XIX , professor era chamado de professor . Depois ele recebeu o nome de educador , depois facilitador , depois de integrador , agora ele recebe o nome de colaborador . Para a Globalização , o mestre não ensina , nem educa e nem facilita . O professor colabora , ajuda , pois o aluno já traz vários conhecimentos globalizados do mundo em que vive para a sala de aula .

E , você , se sente um colaborador ?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente