A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Mania de Eternizar a Adolescência

(Luciana do Rocio Mallon)

Um certo dicionário atual , do ano de 2006 , define a adolescência como : o período da vida humana entre a puberdade e a vida adulta que vai dos doze aos vinte e um anos .

Mas sabemos que há um problema nesta definição do dicionário e do termo adolescência em geral .

Ao pegar um dicionário dos anos sessenta encontrei a seguinte definição :

Adolescência é a fase do ser humano que vai dos catorze aos dezoito anos .

Depois de ler esta última definição liguei a TV num programa de relacionamento familiar , onde uma psicóloga dizia que a adolescência variava dos dez aos vinte cinco anos.

Então me assustei !

Mas o pior ainda estava por vir quando a doutora disse que é normal uma pessoa de trinta anos ter um comportamento irresponsável de uma de quinze .

Isto me causou espanto porque não acho normal uma pessoa de trinta anos ter o comportamento de uma de quinze . Sei que isto é falta de maturidade e na própria Psicologia tem uma nome : regressão .

Hoje em dia devido a uma educação extremamente liberal e ao grande número da taxa de desemprego , muitas pessoas acima dos trinta anos ainda não saíram da casa dos pais . Não vejo nada de mau até aí . O problema é quando este tipo de gente começa a se comportar como adolescente trazendo uma dor de cabeça eterna a sua família .

Segundo a professora Patrícia , a palavra adolescência vem de adolescer , que significa em Latim : adoecer . Todo o adolescente no fundo é doente devido à explosão e ao descontrole dos hormônios . Vemos , neste caso , uma explicação científica para o comportamento rebelde desta fase .

O que realmente não há explicação é o fato de muitos médicos e psicólogos adiantarem e atrasarem esta fase da adolescência .

Observamos algo errado se uma psicóloga diz que a adolescência vai dos dez aos vinte cinco anos . Pois já foi comprovado que aos dez anos a criança ainda está na segunda infância e aos vinte cinco qualquer pessoa pode ser considerada adulta . Correto mesmo é a definição do dicionário dos anos sessenta , que diz que a adolescência vai dos catorze aos dezoito anos .

É por causa dos erros da mídia e de certas psicólogas que vemos jovens de trinta e cinco anos que vão as baladas e só pensam em "ficar" , sem um compromisso sério .

É por causa dos erros da mídia e de certas psicólogas cheias de teorias liberais que vemos meninas de doze anos ficando grávidas e cortando a bela fase da segunda infância .

Agora , me responda leitor :

- Por que será que a sociedade atual deseja eternizar a adolescência ?

- Quais são os benefícios disto ?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente