A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Veja o Porquê a Peça Esperando Godot Faz Sucesso Nos Dias Atuais

(Luciana do Rocio Mallon)

A peça de teatro Esperando Godot, do autor Samuel Becktt, escrita em 1949, conta a história de dois desempregados Estregon e Vladimir, que esperam um tal Godot que, provavelmente, dará empregos para eles. Só que os rapazes esperam este Godot e ele não aparece nunca. Assim os moços decidem dialogar entre eles.

Quando assisti a esta peça eu tinha cinco anos de idade e por isto ela não foi significativa para mim naquela época.



Mas agora com 32 anos esta obra teve um significado especial em minha vida.

Comecei a gostar desta peça, quando iniciei as minhas primeiras busca a um emprego.

Em 1997, as sete da manhã, vi um anúncio na televisão:

- Grande rede de supermercados selecionará funcionários. Interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador no Centro da Cidade Hoje.

Chegando ao local, vi que tinha uma fila quilométrica. Mesmo assim, decidi aguardar. De repente, começou uma pancadaria: era um grupo de desempregados revoltados que ficou indignado com o tamanho da fila. A polícia foi chamada e jogou os vândalos no camburão. Quando tudo se acalmou, um homem apareceu na porta da agência e disse:

- Continuem na fila. Pois agora distribuiremos senhas para pessoas que poderão ser atendidas hoje ou amanhã.

Assim somente as seis da tarde peguei a minha senha e me pediram para voltar no dia seguinte.

No dia seguinte, voltei às sete horas da manhã, enfrentei a fila novamente e fui só atendida as seis da tarde junto com outras pessoas. Então os selecionadores falaram que só iriam escolher quem morasse na Zona Leste de Curitiba.

Como eu não morava nesta região nem me deixaram preencher a ficha.

Naquele instante logo me lembrei da peça Esperando Godot.

Em 1999, precisei procurar outro emprego. Então através de um anúncio de jornal, peguei o endereço de uma fábrica de grande porte que estava contratando auxiliares de produção.

Chegando lá tinha uma fila enorme e a recepcionista avisou para as pessoas voltarem no dia seguinte, pois a selecionadora não se encontrava.

Voltei no dia seguinte as oito da manhã e fui só atendida as sete da noite pela mesma recepcionista que disse a mesma coisa.

Novamente, voltei no dia seguinte as sete da manhã, só que desta vez fiquei esperando a recepcionista chegar. Porém só fui atendida as três da tarde pela zeladora que disse que não haveria entrevista porque a recepcionista faltou.

Novamente lembrei - me da peça Esperando Godot.

Refletindo melhor, toda a entrevista de emprego mal sucedida me faz recordar a pela Esperando Godot. Pois, o entrevistador sempre diz no final:

- Se você for selecionado ligaremos para a sua casa.

Então, o desempregado fica esperando e o entrevistador não liga nunca.

Todas as vezes que isto aconteceu comigo, com certeza a primeira coisa que surgiu na minha cabeça foi a peça Esperando Godot. Acredito que ela deveria ser eleita a melhor peça de teatro para os desempregados.
Esta é a razão de ela fazer tanto sucesso: é realista e continua atual.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente