A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A queda

(Haroldo P. Barboza)


A quebradeira que ora acontece numa importante instituição financeira nos EUA em setembro de 2008 não ocorre por nenhum acidente imprevisto imediato nem começou no mês anterior. Esta empresa faz parte de um grande conglomerado onde bancos, financeiras, hipotecárias, seguradoras e outras do ramo da agiotagem "legal" acumulam trilhões de dólares de clientes de todo o mundo. E este grupo que agora exibe profunda ferida, é o que define que o "risco Brasil" vale X, o "risco Argentina" vale Y. Quando lhe interessa, cria algum tipo de boicote em republiquetas do mundo para enfraquecer as finanças destes países e aumentar seus ganhos com a miséria alheia através da manipulação das bolsas.

Provavelmente a ganância levou tal banco a elaborar algum projeto para absorver mais lucros astronômicos há 5 ou 6 anos e algo deu errado no decorrer do tempo. Quando o problema era de pequena monta, não teve coragem de revelar a bobagem que fez para não ter os preços de suas ações reduzidas. Certamente maquiou balancetes durante alguns anos e agora o balão estourou.

Seguindo este modelo importado de iludir o povo com belos gráficos coloridos e falsos balancetes estampados em importantes jornais, nossas autoridades também enganam nosso povo através de "pesquisas" e "estatísticas" suspeitas, das quais não conhecemos as sistemáticas de uso nem as fórmulas aplicadas para alcançarem os "milagrosos" resultados sem que nenhuma atitude tenha sido mudada nos últimos 20 anos. Vamos a algumas situações que são anunciadas na imprensa de uma forma "entusiasmada", mas temos a certeza de que apenas servem como tapetes coloridos para esconder as sujeiras das falhas gerenciais de cada esfera pública.

1 - Inflação do primeiro semestre caiu para 2,8%! Tal nota na 1ª. página dos jornais leva o pobre assalariado a imaginar que ele não está sabendo administrar seus ganhos, pois seu parco salário acaba na metade do mês.
Realidade - no mês de um janeiro qualquer foram considerados na fórmula (que nunca vimos) os itens A, B, C, D, E e F com seus respectivos pesos (intempéries, petróleo, bolsa do Japão, etc). No mês de fevereiro, como o produto B teve baixa oferta no mercado e alta demanda de consumo, o valor da inflação do mês chegaria a 8% revelando a incompetência das normas que regulam o setor do produto B. Então ele é substituído por "raquete de tênis", cujo preço está em liquidação devido à queda de nosso valoroso Guga!

2 - Indústria oferece 200.000 vagas no trimestre! A turma desempregada corre para as filas noturnas na esperança de obterem uma fonte de renda digna para sustentar a família e os leitores acreditam que estamos "evoluindo".
Realidade - Como não foram abertas mais do que 2 ou 3 empresas e a robotização continua a passos largos, como tal "milagre" foi realizado? Simples. Um grupo de 70 ou 90 empresas demitiu 100.000 funcionários cuja média salarial era de R$ 2.000,00. Admitiram 200.000 ganhando R$ 800,00. Observem a economia de valores que as mesmas efetuaram e "competência" dos governantes.

3 - Aumenta o número de vagas nas escolas públicas! Chegamos a imaginar que finalmente estamos dando o primeiro passo para oferecer esclarecimentos úteis aos futuros cidadãos.
Realidade - Novas escolas não foram construídas. Novos turnos não foram criados. A categoria dos Professores constantemente está em greve e luta com o calendário escolar para repor as aulas perdidas. Como se consegue tal proeza? De forma desumana. Colocam dois alunos numa mesma carteira. Dão aulas no banheiro (colégio Equador, RJ). Aprovam alunos com nota zero (RJ apenas?) e o mesmo não repetindo o ano, cede vaga ao próximo necessitado que logo chegará ao mercado de trabalho sem condições para competir.

4 - Diminui o número de mortes no trânsito e por balas perdidas!
Ficamos animados para sairmos à noite e desfrutar de uma pizza ou um bom filme no bairro.
Realidade - Se a quantidade de carros, luzes queimadas e buracos aumentam na mesma velocidade e os tráficos de armas cada vez mais fortificam os bandos de assaltantes, como tal fato ocorreu? Simples. Passaram a contar apenas as mortes imediatas, na chegada ao local da ocorrência. Se a vítima ferida ficar uma semana internada num hospital e falecer depois dos esforços médicos, no seu óbito consta que foi por "insuficiência respiratória". Mas não esclarecem que o pulmão foi perfurado por um projétil sem destino certo.

Com tantas notícias "positivas" à nossa volta, será com muita satisfação que continuaremos pagando nossos altos impostos para contribuir com a redução do "risco Brasil". Nosso Banco Central se tornará mais sólido e o FED terá um forte aliado na ajuda para salvar a economia adoentada do Norte do hemisfério. Enquanto isto podemos divagar sobre outras questões relacionadas a "pesquisas" e "índices".
Como determinam a "intenção" de votos dos eleitores para anunciarem que o candidato A tem mais chances que o candidato B?
Como medem a "satisfação" do povo domesticado com seus governantes?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente