A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Amazônia dividida

(Haroldo P. Barboza)


Pode ser que este tema sobre fatiamento da Amazônia seja uma guerra de informações. No entanto, dentro da teoria de que "onde há fumaça há fogo" (e lá o que não falta são queimadas), é bom ficarmos em estado de alerta amarelo. Não podemos alegar que é um boato e que não corremos o risco de tal situação se concretizar. Se pelo petróleo os EUA invadiram o Iraque alegando existência de "armas químicas" (você viu alguma?), o que não farão por uma região capaz de produzir energia para o planeta por 500 anos? Ainda mais considerando que não aprendemos a tomar conta deste santuário mesmo sabendo que nossas riquezas são furtadas sob a luz do dia.

Se realmente desejarem nos tomar a Amazônia, certamente adotarão uma das 3 atitudes:

1 - Criarão bases na região para nos "defender" contra terroristas colombianos. E nossos legisladores aceitarão tal gesto desprendido de "amizade". Não foi neste formato que tomaram um pedaço do México? Ou foi na marra mesmo?

2 - alugarão uns milhares de hectares por algumas dezenas de dólares por uns 5 séculos, nos moldes de Alcântara.

3 - Desembarcarão no local dois pelotões da SWAT (bastam dois) trazendo kits do Mc Donalds para distribuir entre os Ianomâmis (e provocar diarréia neles), talvez a única resistência em defesa de nosso território.

Somente os pobres de espírito não percebem que o projeto SIVAM é apenas uma perna dos americanos em nosso território (estamos aguardando o projeto "se vão" para a turma que se dobra ao FMI). Em Alcântara já fincaram a outra. Queremos saber se ao longo da costa marítima existe algum sistema que impeça a entrada de armas e drogas que destroem nossos jovens e nosso futuro.

Como não temos a bomba atômica para intimidar os invasores em potencial (veja se eles se metem com a Índia), apenas dobraremos os joelhos em reverência aos "salvadores" da pátria. Podemos aproveitar a posição curvada para engraxar humildemente suas botinas.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente