A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Qualidade: combustível para a Vida

(Haroldo P. Barboza)


Se você morar numa caverna, comer frutas caídas das arvores, beber e banhar-se na beira do rio, você apenas sobreviverá. Porem, se desejar tornar sua estadia melhor na Terra, terá de investir e manipular alguns recursos que a Natureza fornece, transformando-os em produtos adequados às suas necessidades. Se não fizer isto com qualidade, estará apenas desperdiçando energia.

Qualidade não é apenas uma meta a se perseguir na empresa. Ela deve fazer parte da essência de nossas vidas. Muitas pessoas se desgastam inutilmente com futilidades. Saiba evitar pequenos obstáculos e guarde seu fôlego para as grandes questões. Isto vale durante todo seu dia: no lar, no trânsito, no trabalho, na escola, no clube. Você concorda em seguir estes 10 conselhos?

01) Não espere que os outros sintam e pensem o mesmo que você. Respeite esta característica de cada um. A 18 graus você pode colocar um agasalho e seu irmão estar de camiseta. Nem por isto ele é "maluco". Se a cantora Marieta não lhe agrada, não obrigue seu tio a desligar o radio. No máximo, peça para ele reduzir. Compre um egoísta para ele. Sua "tese" pode não resistir a 2 minutos de bons argumentos.

02) Não seja agressivo com alguém que parece ter cometido um engano. Seja discreto e gentil com o faltoso. Talvez descubra que ele não errou. Apenas você não conhecia todos os fatos que o levaram a tomar (ou deixar de tomar) uma atitude. Fazer diferente não é fazer errado.

03) Não esbraveje por algo que aconteceu diferente do que você imaginou. Defina atitudes para evitar a repetição do erro. Dizer que "esta é a 5ª vez" que seu filho errou mostra que você não atuou corretamente quando ele errou na 2ª vez.

04) Ao programar um evento, elimine ou reduza os empecilhos possíveis. Observe se há outra reunião na mesma data. Telefone para confirmar os preços dos ingressos. Não confie na sua fabulosa memória. Não tenha vergonha de anotar e pregar um lembrete na porta do banheiro ou debaixo da porta do armário espelhado. Enquanto escova os dentes, repasse sua "agenda" para hoje. Gaste sua mente para criar e não para lembrar.

05) Preveja fatos aleatórios, como engarrafamentos, chuvas e doenças. Como não é possível controlar tais fatores tenha pronta cada alternativa. Se chover, não deixe de ir ao clube. No lugar de tênis, jogue sueca ou xadrez.

06) Depois de combinado um evento ou um plano de trabalho, não o mude em cima da hora por motivos fúteis. Seu parceiro (ou sua equipe) pode estar realizando sua parte, imaginando que a sua está em andamento. Se chegarem ao local do evento e não o virem, podem perder parte da confiança que depositavam em você. Se encontrarem a planilha mudada, pensarão com razão que você é desorganizado.

07) Se você já fez o possível para mudar a mentalidade de um parente ou um colega de trabalho, não fique aflito se ele não segue seus "conselhos". Se você tem certeza que sua teoria é correta, mude sua abordagem. Se não está tão seguro, deixe o outro fazer do jeito que ele se sinta feliz. Tente fazer como ele pelo menos uma vez. Quem sabe você acaba mudando e torna-se mais feliz.

08) Se uma decisão já está tomada, não pergunte ao afetado o que ele acha, pois isto o levará a imaginar que sua resposta poderá pesar na decisão e ele sofrerá uma decepção ao constatar que não é verdade. Perguntar ao filho que camisa ele quer usar para ir ao cinema e anunciar que ele "tem" de ir com a de flanela pois "está frio", só servirá para criar um atrito sem motivo.

09) Tenha calma para consertar as falhas ou efetuar um atendimento. Consertos velozes quase sempre nos levam a problemas piores e mais caros logo adiante. Se o telefone tocar no quarto, não saia correndo da cozinha com a garrafa na mão. Nem deixe o fogão aceso. Quem está lhe procurando tem algum interesse e voltará a ligar se você não atender até o 8º toque. Seja ligeiro no momento de sair da frente de um ônibus desgovernado.

10) Se depois de todos os cuidados conscientes que você teve algo ainda sair errado, não culpe nem a você mesmo. No máximo, xingue o Destino (nem sempre para não viciar). Lembre-se que somos falíveis e nunca conseguiremos prever tudo. E quando se visualiza muito, o custo do investimento nos obriga a abrir mão de certos cuidados. Mas não desanime. Encha seu coração de amor e deixe que o tempo efetue o metabolismo e encharque sua alma de Qualidade.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente