A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

De olho no Congresso

(Haroldo P. Barboza)


Senhores e senhoras representantes (?) do Povo!

Utilizando os próprios canais eletrônicos (citados ao final deste apelo) que foram colocados à nossa disposição, desejamos efetuar um breve comentário, para que aqueles que receberam nossa procuração através do VOTO, não esqueçam de exercer um verdadeiro papel de cidadania, ou seja: efetuar uma faxina na Câmara!

Tendo em vista que Lula afirmou que no Congresso existem 300 picaretas (acreditamos até que ele exagerou um pouco) e que as atuais investigações paralelas da PF, PGU e CPIzza (ops) apontam para pelo menos uns 100 nomes, não ficaremos nada satisfeitos se pelo menos a METADE deste número não for expurgada do rochedo onde se alojou para ficar parasitando às custas de nosso suor.

É claro que apenas esta eliminação (histórica) não resolve o problema de corrupção que se instalou em todas as esferas do poder e vem crescendo em progressão geométrica. Até 1984 ela crescia em progressão aritmética.

Pelo menos tal medida poderá servir de alento às famílias brasileiras no sentido de mostrar aos seus filhos que ser HONESTO ainda vale a pena, ao contrário das atividades escusas praticadas nos subterrâneos dos palácios governamentais e nas câmaras públicas durante as madrugadas.

Se isto ocorrer, despertaremos a esperança (agora atacada pelo vírus da acomodação) em cada cidadão de que é possível tornar nossa pátria adequada para nossos nativos, tendo em vista que hoje ela é viável apenas aos abutres que ditam as normas que nossos representantes transformam em leis. Ou incluir adendos que permitam burlar leis antigas.

Portanto, demonstrem que a confiança que depositamos em seus nomes não foi em vão. No momento de votar pela cassação daqueles que se aproveitaram do mandato e do prestígio conseguido pelo cargo para proveito próprio, NÃO façam uso do voto secreto. Votem abertamente, para que o povo possa recuperar PARTE da confiança perdida em seus representantes. Mostrem que não compartilham das ações ilícitas de falsos colegas, para não serem confundidos com os malfeitores.

LEMBREM-SE que estamos acompanhando atentamente o desenrolar deste episódio vergonhoso que alimenta o mar (ou oceano) de lama que ameaça afogar nossa pátria dentro de um escuro buraco sem luz (há muitos anos o tal túnel já desmoronou e a lanterna apagou-se).

Se assim não procederem, podem ter certeza de que a rede informatizada nos será extremamente útil para nos ajudar a LEMBRAR periodicamente dos nomes que deveremos riscar nas eleições de 2006, 2008, 2010, 2012, ...

E pior que isto: vocês podem ser os responsáveis principais pelo início de algum movimento social mais brusco por parte daqueles que trabalham 3000 horas por ano (bem superior ao período médio de 800 horas gastos na confortável Câmara) e recebem 50 vezes menos (além de pagarem os absurdos impostos que vocês avalizam sem dó nem piedade).

Setembro de 2005

  • Publicado em: 13/10/2005
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente