A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Inconfidência Mineira - Lembranças de meus estudos ainda do Primário

(Cristiana de Barcellos Passinato)

Ainda era muito menina quando em meu primário, estudei o assunto, então pouco posso dizer que sei. Só o que me pediram para decorar e eu acabei por tentar entender, vendo filmes, ligando os fatos à viagens - bem posteriormente no segundo grau - quando fui às cidades históricas em uma excursão do colégio, acompanhada inclusive por alguns dos meus professores de história, geografia, biologia e português. Meus colegas queriam mais era farra, comidas típicas e saber sobre... a noite mineira, regada à boa e velha cachaça ali produzida, enquanto meus professores tentavam ministrar com suas aulas in locum, meio que descontextualizas, pois a atenção do grupão era completamente outra diferente do real motivo que nos levara até lá. Eu fiquei completamente fascinada pela atmosfera daquele lugar, pouco me importando com as críticas dos colegas, que me acusavam de estar realmente interessada nessa caminhada cultural, histórica e escolar.

Pra quê resgatar memória, ouvir histórias de um bando de santos e Igrejas, cujo ouro que lhes recobria nem tinha mais grande importância, era só valor agregado a um monumento ou a um patrimônio tombado?

Tem uma parte da minha família mineira, e talvez por isso eu gostasse tanto de saber sobre Minas e sua história - um pouco de minha história também ali construída, mesmo que meio distante, por parte de bisavós e tetravós que foram donos de minas em Sabará e Barbacena. Pois então, vendo alguns filmes e passeios na minha infância, além dessa viagem, pude guardar algo que bate mais como uma impressão do qud de fato como uma pesquisa a fundo, aliás as próprias enciclopédias escolares não se aprofundam muito no assunto.

Sou do tempo da Educação Moral e Cívica no currículo escolar. Quando entrei para a faculdade, ainda se ministravam aulas de Estudos dos Problemas Brasileiros, ou Educação Ambiental em minha grade em meu curso. Educação Física era obrigatório... Então, mudou muito o ensino de lá para cá: os enfoques, as pesquisas, os questionamentos. Ainda mais sobre uma figura polêmica como Tiradentes, de quem se ouve falar de tudo, inclusive que ele não teria sido o principal personagem da história toda da inconfidência; fora, sim, usado como bode espiatório, para tampar a boca de alguns, ou esconder os verdadeiros revolucionários... Popularizou seu movimento, foi preso, morto, virou marco da história, mas, os heróis foram outros - os verdadeiros ficaram anônimos..

Absoluta verdade ou pura lenda, a figura de Tiradentes sempre me faz pensar o quanto é importante discutirmos e averigüarmos os reais motivos de muitos movimentos, que perpetuam ideologicamente o poder, e que de idealismo libertário têm pouco, ou quase nada!

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente