A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Um homem bonito

(Tadeu Bahia)

Há anos atrás começou a invasão dos Estados Unidos ao Iraque (aliás, os Estados Unidos invadem tudo!), são os bárbaros civilizados dos tempos modernos. Enquanto o conhecimento científico das civilizações cresce a olhos vistos, parece-nos que a animalidade e o embrutecimento humano acompanham também o seu progresso intelectual.

Vivenciamos um paradoxo: crescemos científica/tecnologicamente, enquanto decrescemos espiritualmente, fraternalmente! A imbecilidade das guerras, invasões de países, genocídios, assassinatos, seqüestros seguidos de torturas, estupros e mortes demonstram muito claramente que o lado bárbaro do homem se aprimora e igual ao seu progresso científico, ou seja: cresce e se agiganta cada vez mais...

Porque essa ganância de poder, essa barbárie louca e desenfreada de conquista e submissão dos povos mais fracos pelos quatro cantos do planeta, quando são mortas milhares de pessoas inocentes em nome de pontos de vistas e idéias obtusas e imbecis de alguns poucos?

Outro dia assisti a uma entrevista do Caetano Veloso no programa "Fantástico" onde ele arrasava o Lula e o Fernando Henrique Cardoso... A prudência e a tolerância, nessas horas, recomendam que fiquemos calados. O Lula era um metalúrgico pobre e que por meio de muita abnegação e esforço conseguiu chegar ao poder, num país em que a maioria dos "intelectuais" já está há muito tempo na berlinda por que já não fazem mais sucesso... Ou estão fora de moda!

O compositor Tomzé, desde os primórdios dos tempos da Tropicália, já pontificava que o Brasil é um país de analfabetos... Talvez seja por isso que muita imbecilidade vá para as paradas de sucesso!

A pouca ou quase nenhuma erudição brasileira, infelizmente, sempre cai nas raias da mediocridade.

O Major Cosme de Farias, nos meus tempos de menino, era o líder das campanhas contra o analfabetismo na Bahia... Depois da morte do velho rábula ninguém assumiu o seu posto. São aspectos interessantes da cultura baiana e brasileira que só pessoas intelectualizadas como a amiga Consuelo Pondé de Sena, a saudosa Hildegardes Viana ou a minha querida Mabel Velloso têm a verve gostosa e carinhosa ao contar.

Para mim, pessoalmente, foi uma bobagem do Caetano falar mal do Fernando Henrique Cardoso. Não falo do FHC político, é claro, mas do FHC intelectual, escritor, pensador e economista. Homem das letras e detentor de vasta erudição, proeminente cultura, homem de índole pacata que gosta muito mais de ouvir/agir do que falar... Homem reconhecidamente culto, conhecedor de vários idiomas.

Dois pesos e duas medidas: FHC e o Lula. Cada um com as suas idéias e opiniões próprias, vivendo em dois mundos totalmente distintos...

O FHC poliglota e intelectualmente bem dotado, respeitado e aplaudido no exterior, em frente à também imagem respeitabilíssima do Lula, o qual, segundo alguns, sequer sabe falar a nossa língua pátria e não conhece outro idioma a não ser a da luta pelo proletariado - que teve o seu início histórico através das várias correspondências trocadas entre o Carl Marx e o Federico Engels, ao escreveram Sobre La revolución de 1848-1849 nas páginas do Neue Rheinische Zeitung, antigo órgão da democracia revolucionária de outrora, reascendendo-se lá pelos idos de 1917 etc:.

Antes do Paul Sartre e do meu velho amigo Jorge Amado falecerem, o comunismo já estava morto e enterrado!

No mundo inteiro ser comunista é uma coisa fora de moda e ultrapassada...

Infelizmente é moda e "chique" ser comunista tanto em Cuba, quanto no Brasil.

O FHC governa pelo intelecto, pela razão, enquanto o companheiro Lula governa pelos sentimentos, com o coração!

O Brasil anda não está preparado para ser governado pelo intelecto, pela razão. Tampouco não pode ser governado através da imensa bondade do Lula, com o seu abnegado coração!

O Caetano Veloso não precisa do FHC nem do Lula para nada. Porque desacatá-los publicamente na televisão? Aos dois devemos o respeito, na qualidade de autoridades que são, embora de maneira nenhuma sejamos obrigados a aceitar os seus postulados, idéias ou ideais políticos.

O Brasil precisa de intelectuais atuantes, práticos, objetivos, modernos que exerçam e demonstrem um comportamento de cidadania íntegro, como também ofereçam influências positivas na mídia e não de meros intelectuais esdrúxulos e ultrapassados que para manterem-se sob os holofotes da Imprensa, dão entrevistas fugazes e destituídas de conteúdo, vazias, inócuas... E agressivas!

Porque tanta "agressão", Caetano?... Tanta ferocidade? Vamos abrandar o nosso coração, preenchê-lo com benéficas virtudes, bons sentimentos e sobretudo Tolerância!

O jornal A TARDE, edição do dia 09.04.2004, nas suas folhas 12, noticiou que o Caetano Veloso havia perdido o seu passaporte americano por que achou o Bin Laden um homem bonito, parecido com as pessoas da Família dele. Comentário de profundo mau gosto e destituído de bom senso cometido pelo poeta santamarense, que ao classificar/adjetivar o Bin Laden de "homem bonito", deve ter esquecido de que entre os pretensos dogmas da religião católica, resta exarado que todo o ser humano possuiu uma Alma, um Espírito... Será que o Caetano procurou prescutar o interior do Bin Laden a fim de conhecer a sua anima, a sua Alma?

Bin Laden... O homem que autorizou conscientemente o seqüestro de dois aviões repletos de passageiros e os arremessou covarde e friamente contra dois prédios comerciais, matando milhares de pessoas inocentes e que até os dias de hoje explode bombas e continua matando outros milhares de pessoas pelo mundo afora, desafiando a ordem moral e ética de civilizações inteiras, é um homem bonito?...

Um ser humano que comete barbáries, atrocidades, assassinatos e genocídios deliberadamente, é um homem bonito?

Bonitos são os Poetas, Caetano... Os verdadeiros Poetas, por que eles não matam nem agridem ninguém. O verdadeiro Poeta é um ser que carrega dentro de si as essências mais puras. Como diz a própria Mabel Veloso: "Um Poeta é um ser puro... não tem maldades"!

Intelectualmente, quem é mais temerário e perigoso? O Bin Laden com as suas bombas humanas ou o Caetano Veloso com as suas declarações profanas? Intelectualmente, quem é o mais desumano e ardiloso? O Bin Laden com as suas ações terroristas e maléficas ou o Caetano Veloso comas as suas declarações absurdas e patéticas?

As atitudes genocidas do Osama Bin Laden já destoam de sentido pela humanidade inteira... E o que dizer do Caetano Veloso sobre as suas declarações acerca do FHC, do Lula e por último da beleza física do Bin Laden? Com certeza, além de também destoar dos padrões racionais de beleza conhecidos, ao admirar somente a beleza da carne, o Caetano se esqueceu de olhar a pureza, a beleza e a magnificência da Alma, estas sim, parâmetros/perfis mais que perfeitos com que se devem medir a grandiosidade absoluta do Espírito Humano!

É lamentável quando um compositor perde a criatividade, a poesia, o encanto e passa a exaltar a beleza morta e ultrapassada de personalidades bárbaras e genocidas, que lavam com sangue, suor e lágrimas as páginas mais tristes da nossa Historia Contemporânea!

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente