A Garganta da Serpente
Saliva de Cobra editorial a contragosto
No último dia 10 de maio comparecemos à cerimônia de premiação do iBest 2005, para receber o certificado de TOP 10 da Garganta da Serpente. Pelo segundo ano consecutivo, nossas escamas estiveram entre os melhores sites do Brasil, em reconhecimento a seriedade e qualidade do nosso trabalho.

Entretanto, a vida é anfótera, ou seja, é capaz de comportar duas qualidades opostas com a maior naturalidade. Dessa maneira, alegrias e tristezas podem coexistir sem piedade.

Como muitos sabem, estamos com problemas técnicos desde o final do ano passado. E, desde então, as soluções têm sido proteladas por absoluta falta de verbas, visto que não temos qualquer espécie de apoio ou patrocínio para sustentar o site. Todavia, lamentavelmente, atingimos o ápice negativo na noite do dia 4 de maio: nosso HD (hard disk) parou de funcionar tornando todos os dados inacessíveis. Nele estão mais de 6 anos de arquivos e documentos da Garganta da Serpente: versões dos sites antigos, histórico de publicações, materiais para novas seções, futuras atualizações, etc. perfazendo aproximadamente 40 GB. Só de e-mails do site, havia 1,8 GB de dados em nosso Outlook... Além disso, cada um dos mais de mil autores publicados tinha sua respectiva pasta com arquivo de todas as mensagens e trabalhos enviados...

Obviamente, devido à grande quantidade de dados, temos back-up de uma parte relativamente pequena deste universo em ZIPs e CDs, o que abala profundamente o prosseguimento do nosso trabalho, podendo, inevitavelmente, comprometer nossa continuidade.

Acabamos de receber um retorno da empresa de recuperação de dados, a NATDISC, e aproximadamente 90% dos dados foram recuperados. Todavia, o valor do serviço ficou em R$ 1.200,00 e precisa ser pago à vista até segunda-feira (23.05).

Precisamos urgentemente da ajuda de todos para conseguir este montante. Neste momento, qualquer quantia é importante e será muito bem-vinda. Quem quiser e puder colaborar, informe seu nome e seu e-mail para que seja informado número da conta para depósito.

Meu nome pode ser divulgado na lista de doadores


Comprometemo-nos a prestar contas de todo o montante arrecadado, bem como de citar os doadores que autorizarem a divulgação de seus nomes, como forma de agradecimento. Na remota hipótese de arrecadarmos mais do que o custo final do serviço, o dinheiro será utilizado para ajudar nas despesas operacionais do site, visando sanar problemas recorrentes, ou devolvido aos colaboradores que assim o desejarem (quota-parte do total da sobra dividido pelo número de doadores).

E tudo o que a serpente pode fazer agora é aguardar e morder a própria cauda, em posição de ouroboros, lutando para recomeçar.

Agradeço antecipadamente pela ajuda e pela compreensão,
Agostina Sasaoka.

(16.05.2005)


Relatório preliminar de perdas e danos:

» As crônicas e poemas destinados ao Dia das Mães não foram publicados justamente devido aos acontecimentos acima expostos. Pedimos desculpas aos autores e comprometemo-nos a publicar o material que não foi perdido ou danificado sobre tal tema no ano que vem.

» Os trabalhos que estavam sendo recebidos para futuras seções (cordéis, haikais e minipoemas, poemas visuais, poemas rastejantes temáticos, etc.) não tinham back-up, e portanto, estamos temporariamente perdidos (aguardando a recuperação dos dados). Portanto, a implementação de tais seções ficarão suspensas por tempo indeterminado.

» Havia sido feita um cópia das pastas principais do nosso Outlook às vésperas dos acontecimentos fatídicos. Entretanto, alguns e-mails enviados entre o horário em que o back-up foi salvo e a hora do sinistro foram perdidos. As demais pastas estão temporariamente perdidas (aguardando a recuperação dos dados). Cabe ressaltar que alguns autores (devido a quantidade elevada de trabalhos enviados) tinham pastas particulares que também estão inacessíveis. Confira abaixo as pastas que foram salvas e os intervalos de tempo nos quais os e-mails foram perdidos (e, portanto, precisam ser reenviados):

Outlook: Foram perdidas as mensagens enviadas entre:
Caixa de entrada: 22:08 horas de 04/05 e 01:20 horas de 05/05
Biografias: 22.13 horas de 04/05 e 09:01 horas de 06/05
Contos de Coral: 23:19 horas de 02/05 e 10:59 horas de 06/05
Veneno Crônico: 23:34 horas de 04/05 e 15:17 horas de 05/05
A Toca da Serpente: 17:32 horas de 03/05 e 08:23 horas de 05/05
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente