A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Por que votar nulo nas próximas eleições?

(Ivaldo Gomes)

Estamos assistindo por esses dias o 'massacre' da propaganda eleitoral 'gratuita'. Os espertinhos de sempre, travestidos de candidatos a tudo e qualquer coisa, tentam nos convencer que a nossa vida vai melhorar desde que a gente vote neles. Num país onde o analfabetismo bate a casa dos 40% da população e os analfabetos funcionais (aqueles que não entendem o que consegue ler) beira a casa dos 70%, ficamos com a certeza de que mais uma vez os ricos (quem tem dinheiro para se eleger) vão abocanhar os cargos eletivos e vamos, apenas isso, dá continuidade a pseudo democracia que achamos possuir.

As eleições infelizmente não mudam nada. Muda apenas os inquilinos do poder, que ao assumirem logo são consumidos por facilidades, acesso ao erário público, benesses, mordomias, tudo pago à custa da nossa idiotice crônica, que acredita que alguém, algum super-herói 'vai nos redimir a glória' e que nossas vidas, enfim vai melhorar. Mas o que vemos mesmo é a melhora desses políticos profissionais da mentira, do engodo, da enganação. O sistema de 'democracia representativa' está falido. Não alimente essa farsa participando dela, dando seu voto, seu direito e sua cidadania para que 'outros' administrem a seu bel prazer os nossos destinos. Precisamos acreditar que temos um destino melhor que esse.

Toda essa sacanagem eleitoral começa com a obrigatoriedade do seu voto. O ato de votar deve ser um direito do cidadão. Já a decisão de ir lá votar deve ser uma opção. Portanto não temos obrigação de ter que legitimar essa farsa, inclusive quando somos obrigados a ter que escolher entre o ruim e o pior. Ou o menos ruim como querem nos fazer crer os que se acham 'politicamente corretos'. O correto, o certo, o honesto, o decente é o cidadão, cidadã, auto-organizar-se e tomar a unha sua cidadania. Não precisamos de representantes, nós nos representamos. Chega de intermediários. Chega de sermos enganados em nossa boa fé.

Portanto não esqueça: nas próximas eleições mande esses oportunistas irem trabalhar como faz a maioria dos cidadãos brasileiros. Não sustente parasita, nem tão pouco legitime esses corruptos com o seu voto. Se organize em sua rua, em seu bairro, em seu local de trabalho e mande esses 'políticos' as favas. Não participe dessa farsa que chamam de 'democracia representativa'. Representativa de quem cara pálida? Vote Nulo! Digite 99 e confirme. Não seja conivente. Existe política além do voto.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente