A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

África África

(Ivaldo Gomes)

Toda vez que penso na África sou inundado pelos bons exemplos do povo negro que habita aquele continente há milhares de anos. Com sua cultura, sua religião, seu desenvolvimento. Sempre, em todas as épocas, o povo negro sofreu ofensas de todas as ordens. Desde a cruel escravidão ao preconceito de quem acha alguma diferença em ter a pele escura. Como se diferença fosse, alguma coisa, que por si só definisse que entre os humanos, a cor, a raça, a etnia, a religião, as crenças, a política, a culinária e a arte, fossem melhores ou piores que das outras. Somos humanos, isso é o que somos. E viva a diversificação!

Somos de certa forma ignorantes em África. África é no máximo aqui para o ocidente, aquele continente seco, pobre e de onde foram trazidos os escravos. Visão de colonizador. Mas, quem por acaso tiver o privilégio de ir a África, verá um dos mais belos cenários desse planeta. Tem de neve a deserto. Fauna e flora exuberantes. Densas florestas. Alagados, pântanos. Oásis e rios caudalosos. Montanhas que chegam ao teto do mundo. E um caldeirão cultural de fazer inveja a qualquer continente. Pergunte a quem já conheceu.

Martin Luter King, Mandela, Lumumba, Zumbi, Jimi Hendrix, Mohamed Ali, Mãe Menininha, Anuar Sadat, Luis Amstrong, Bob Marley, Samora Machel, São Benedito, Gilberto Gil, Salif Keita, Sidney Potier, Luiz Gonzaga, Cartola, Kofi Anaan, Dom José Maria Pires, Pelé, Ben Jonhson, João do Pulo, Carlinhos Braow, Paulinho da Viola, Pérola Negra, Balula, Pai João, Sarah Vauguin, Benedita da Silva. Escrava Anastácia, Milton Nascimento, Jesuino Brilhante, Jararacá, Exú, Djavan, Neguinho da Beija-Flor, Pedro Osmar, Paula Francinete e Vandinho.

Essa página é pequena, como é pequeno o meu esforço de querer ousar dar um pequeno vislumbre da grandeza da cultura africana aqui no ocidente. Acredito na solidariedade humana. Da solidariedade dos povos que habitam o planeta. Nosso planeta. Não esqueçamos disso. Axé Mãe África.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente