A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Devastação do Cabo Branco

(Ivaldo Gomes)

Ontem tive o desprazer de presenciar máquinas, caminhões e trabalhadores devastando uma área em frente ao Bosque dos Sonhos, onde existia uma floresta. Mas deve estar tudo ‘nos conformes’ como costuma dizer o jornalista Rubens Nóbrega, que até agora também nada falou. O pior de tudo isso, afora a devastação porque passa aquela área e o silêncio dos ambientalistas na Paraíba. Onde estará agora à vereadora Paula Frassinete – que foi eleita para defender a natureza – e que não o faz? Onde foi parar o discurso preservacionista do atual prefeito de João Pessoa, tal qual um camaleão, mimeticamente mudou de lado?

A alegação de que naquela área será erguido uma tal de Estação Ciência que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Nada contra o projeto, mas tinha que ser logo ali na ponta mais Oriental da Américas? Em cima de um cabo que se esvai por pura falta de determinação política para solucionar o problema? Faço aqui alguns exercícios de indignação e possibilidades de outras realidades. Imagine se o prefeito eleito tivesse sido Ruy Carneiro e que fosse dele esse projeto. E que tanto o atual prefeito quanto a ex-ambientalista Paula Frassinete tivessem ficado como sempre na oposição, o que eles estariam fazendo, falando, defendendo frente a essa devastação de agora? O discurso de conivência seria esse de agora?

Além do tal projeto de ‘estação ciência’ está em lugar impróprio e descabido, ainda têm o agravante de que essa obra vai terminar sendo mais um elefante branco da Paraíba. Até porque os pobres dessa cidade não terão condições de freqüentá-lo, pois de tão longe dos seus locais de moradia essa obra vai servir mesmo é a uma elite cultural e endinheirada que vai bater palmas para um prefeito que parece se esquecer de onde veio e para onde vai. Se socialismo forem essas atitudes que o prefeito de João Pessoa tem tomado, proponho rasgar os clássicos. Pois nunca vi uma pessoa pregar uma coisa com tanta veemência e depois de eleito fazer justamente o contrário. Do pessoal da direita esperamos tudo. Mas desses falsos esquerdistas não dá para aceitar calado.

Outra coisa que me causa espanto é o silêncio das entidades preservacionistas aqui no Estado. Cadê o Fórum do Cabo Branco tão falante e tão propositivo? Cadê a APAN, o IBAMA, a SUDEMA? Não falo da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, pois essa é pau mandado do prefeito e faz o que ele manda e quer. De uma coisa fiquem certos, não vamos ficar calados com essa depredação que se faz hoje em todo o altiplano do Cabo Branco. Com a conivência vergonhosa das entidades de preservação do meio ambiente na Paraíba. Denunciarei tudo isso em todos os fóruns que me for possível. Esse artigo será enviado a milhares de pessoas e outras entidades aqui e lá fora. Pois todos vão saber de como se destrói a natureza por aqui e da conivência com tudo isso. Comigo não violão, pois a partitura é mais embaixo.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente