A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Daqui da minha janela...

(Ivaldo Gomes)

Entre perplexo e absorto, fico vendo esse derredor que o mundo insiste em ser e eu em observar/viver. Não tem jeito. Estamos aqui e não dá pra fazer que não estamos vendo. Mesmo com a ocupação de cada um. E que mundo tem se descortinado! A sensação que tenho é que alguns brasileiros e brasileiras estão se especializando em roubar o erário público. A dúvida hoje é saber desde quando isso ocorre. Alguns afirmam que são cinco séculos de roubalheira. E quando isso vai parar? Parar como? Quem de fato e de direito tem esse poder aqui no Brasil? A justiça com certeza tem essa obrigação. A sociedade civil tem o direito de exigir da sociedade política (os governantes/as instituições) o respeito à Constituição.

A nível nacional o PT resolveu sacrificar, historicamente, seu maior patrimônio: a ética na política. O que se vê e se tem notícia é que ela foi deixada de lado, tal qual uma bandeirinha de qualquer campanha eleitoral, perdida, esquecida, logo após os comícios e os discursos. Na prática a filosofia era outra? Nos perguntamos chocados com tudo isso. Esse 'modus operandi' sempre foi da direita. Não cabe no script do que seja uma esquerda conseqüente, de pensamento progressista, humano no seu fazer. Até onde o Presidente Lula está envolvido e qual o grau de seu envolvimento é o que todos nós queremos saber. A oposição (sic!) diz que é uma questão de peneirar as denúncias e batear as provas. Mas não é hora de fazermos pré-julgamentos. Temos uma apuração em curso. E todo mundo é honesto até que se prove o contrário.

A nível estadual continuamos os 'fatos consumados' de sempre. O cata-vento da mídia faz a Paraíba que você gostaria de ter. Parece mais uma novela das oito. Onde tem sempre um mocinho bonito e articulado pra salvar a mocinha (o Estado) das garras do vilão de bigode. Os professores continuam ganhando uma miséria e a educação é um projeto de vir a ser. Como são também as perspectivas do Estado da Paraíba. 'Um dia seremos desenvolvidos'. Vamos esperar o dia, entre uma prisão e outra. A confraria continua e as investigações também. O que sabemos mesmo é que muita gente enriqueceu da noite pro dia e a situação do povo, piora a olhos vistos. Se isso não for o suficiente, veja o noticiário, ande pelo Estado.

Em nível municipal, estamos ainda esperando o início das obras. Sei que se precisa de tempo pra se organizar aquela bagunça anterior. Mas que tempo é esse que só piora as coisas? Os serviços públicos de vez de melhorar pioram? Olha, estamos colocando todo santo mês uma MEGA SENA de R$ 50 milhões de reais, em impostos, na mão dos atuais administradores municipais. Não vamos entender mesmo, por que mesmo com essa dinheirama toda nossos filhos, têm que ficar privados de uma educação municipal de qualidade? E não me venham falar que educação é um processo e tudo leva um tempo. Mas qual é o tempo? Seis meses não seriam suficientes para colocar pelo menos uma singela trave de futebol na Escola Municipal Lions Tambaú? Disponibilizar o fardamento dos alunos? Fornecer todos os livros necessários para seus estudos? Uma escola decente, para seus cidadãos? Ande pela cidade. Procure o serviço público e tire suas conclusões. Festas? É bom, dá voto, mídia, paparicos, egos reconhecidos, alguns desvairados. Mais cidadania é melhor.

Daqui da minha janela cantam curiós, pintassilgos, bem-te-vis, sanhaços em meio à sombra das árvores e do perfume das flores do jardim. Acompanho a miséria dos homens e das mulheres pelos passos apressados, perdidos no caminhar de incertezas entre uma esmola e outra. Cada dia mais gente passa pedindo uma ajuda pelo amor de Deus. Cada dia mais gente disputa o saco de lixo colocado na calçada. Olho as crianças que se divertem em sua inocência entre a surpresa de algum 'presente' usado e os biscoitos apertados na outra mão. Ai nos invade aquelas imagens de Jéfersons, Valérios, Silvinhos, Delúbios, Renildas, Cíceros, Pitangas, em nossas salas e ai não tem jeito. É pedir pros meninos/meninas saírem da sala. Pois começou o horário para maiores de 16 anos. Somos nós que temos que agir contra tudo isso.

Mas eu continuo acreditando na justiça e no discernimento humano. Acredito em EDUCAçÃO, em POLÍTICA. E queira Deus (e a gente) que um dia vamos nos lembrar dessa roubalheira toda como um momento de distúrbio de personalidade/sociedade (atribuo ao baixo nível de educação, formação ética e de justiça social). O dia em que serão corrigidos tudo isso, com o empenho de todos os homens e mulheres que não concordam com esse tipo de prática e nem tão pouco que as coisas tenham que ser sempre explicadas como 'normais', o sempre foi assim. Eu sou otimista. Mesmo que pessimistamente veja tudo isso daqui dessa janela.

E daí vocês vêem o quê?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente