A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Papo de homem no boteco

(Artur da Távola)

E ontem, de novo renovados depois da vitória sobre a assustadora Gana e havendo todos ficado em casa para analisar França e Espanha, a moçada se reuniu depois das seis da tarde num cantinho do Leblon e nem jantou o prato do dia que era, imaginem, a feijoada do almoço das quartas feiras. Lá, a feijoada não é aos sábados e o cozido não é aos domingos:

Cacá Diegues: em futebol, não podemos confiar nos jogos iniciais. Isso de acostumar o bio-ritmo a lugares novos é complicado, muda a água, mudam os hábitos, muda a pressão atmosférica, neguinho demora uns dias para o organismo se ajustar. Por isso eu disse a vocês que a gente ia crescer jogo a jogo.

Paulo Alberto: É... quando a gente viaja a alma sempre chega depois, já repararam? A minha, por exemplo, parece um Bradypus Tridactylus, mais conhecido como bicho-preguiça.(risos). Quando a viagem é longa, minha alma leva uns quatro dias para chegar.

Paulo Cesar Nogueira: Ô xará? Não perde a mania de falar difícil? Pois eu não concordo. Esse problema é igual para todas as equipes, se é que existe. Jogadores deste nível vivem a viajar. Já se acostumaram.

Arlindo Coutinho falando alto: Por isso vivem estressados e envelhecem cedo..

Ronaldo Bacalhau interrompe o começo de discussão. E acrescenta: viu o Ronaldinho Fenômeno? A Copa ia ser do Ronaldinho Gaúcho e do Kaká. Vai acabar sendo do Ronaldo Fenômeno, Lúcio, Dida, Juan e Zé Roberto.

Evandro Ripper: Pois eu sabia que o Brasil ia ganhar, estava calmo. Mas vibrei, mesmo, com o Beckham vomitando. Vocês viram? Parecia um deus grego, tornando-se um mortal como nós, e soltando aquela gosma. Um cara metrosexual a vomitar é um paradoxo inesquecível. Até o mulherio, que idolatra a beleza dele ficou com nojo.

Carlos André Que p. é essa de metrosexual, Evandro? Só porque a palavra está na moda? Que mau gosto! Tanta coisa na Copa e você se liga nisso?

Evandro Ripper: mau gosto uma ova! Metrosexual tá na moda porque não se fazem mais machos como antes. O cara é casado com mulher bonita, mas uma espécie de Mauricinho mais frescote ainda: se enfeita todo, depila os pelos do peito, faz luzes no cabelo, passa cremes caríssimos na pele, tudo isso sem ser boiola. Mas depois do terceiro chope, não me responsabilizo.

Todos: preconceituoso, preconceituoso. Tá com inveja do galã. Vai ver só o mulherão dele!

Evandro: muito magra pro meu gosto. E pernas finas.

Naquela mesa nenhum era machão de plantão, não depilava os cabelinhos do peito nem fazia reflexos no cabelo. Tudo coroa, com horrendos bermudões, bem à moda antiga.

Fiquei a pensar: adoro futebol. Dá para falar de qualquer coisa menos dele... Por isso é uma definitiva representação simbólica da vida e do mito da Torre de Babel em que vive e viverá sempre o ser humano. Daí o seu enigma e desafio permanentes.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente