A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Sugestões de um tio velho

(Artur da Távola)

Todas as telenovelas baseiam-se a luta da malignidade contra o bem. É fórmula infalível desde o velho folhetim. Pois aí está o erro inicial de Paraíso Tropical que andou a assustar a Globo pela queda de audiência. Gilberto Braga abre a segunda geração de talentosos telenovelistas do Brasil com Escrava Isaura (sucesso há quase trinta anos no exterior). Depois estende o seu talento e a modernização do gênero, com Dancing Days e daí uma sucessão de êxitos merecidos. Acresça-se o fato de haver sido uma espécie de criador e modernizador das chamadas Séries Brasileiras, se não me engano com Anos Dourados. Um grande nome.

O meu parecer pelo não acerto inicial de Paraíso Tropical, reside em dois fatos: o esquema até então infalível já cansou. E o começo da novela foi baseado em gritantes absurdos, difíceis de ser engolidos pelo público e pelos atores e atrizes e no excesso de coincidências, impossíveis de acontecerem mesmo na "realidade"da ficção. Resultou um produto artificial, apesar do bom elenco, da trama ágil e personagens interessantes.

Fosse um autor qualquer desses que vivem de se basear no insuportável expediente de os "mocinhos" tirarem a camisa para mostrar o peito quase cabeludo e a musculação de academia, eu ficaria calado. Mas Gilberto Braga, não! Ele é talentoso, experiente, sensível e um dramaturgo de verdade (apesar de estar também a abusar de gente de cuecas e a tirar a camisa. Semana passada não me lembro qual ator, apareceu na cama, de cueca apertada em semi ereção. Uma imoralidade! Mas isso é falha da edição ou da direção. Ora, peito cabeludo por peito cabeludo, por que não colocam o Toni Ramos de cuecas? A doce e ótima atriz Renée de Vieelmond (bom revê-la), voltaria correndo para seu maridinho safado.

Minha vontade é dar uma sacudida nesse meu querido sobrinho que é o Gilberto e como velho tio, dizer-lhe: meu filho,jogue fora a novela por fórmula e solte seu talento inovador já tantas vezes provado e aprovado. Solte as bruxinhas que lhe voam dentro e bote pra quebrar.

Só não sei é se ele ainda me considera seu tio....

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente