A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A importância do Vale do Paraíba

(Artur da Távola)

Um monge meu amigo, eminente professor e, na fé, um pensador de alta sutileza e erudição, vive o conflito entre o que sabe, estudou, intui em suas vivências particulares, e entre o sacrifício de dar aulas para alunos que chegam à sua classe despreparados ou desinteressados ou então intoxicados por uma cultura superficial que lhes é imposta pela mídia, sem que percebam.

Tudo isso acaba por provocar nos alunos e alunas um desamor ao livro, ao pensamento, à reflexão. O sábio monge estende a sua experiência pessoal para todo o País e deplora profundamente as deficiências de nosso sistema educativo, que todos os governos se esforçam por diminuir e não conseguem. No fundo, no fundo, concluo eu, não conseguem, porque realmente os gastos estatais com a formação de quadros competentes para o futuro (educação) são substituídos com o que se gasta na prioridade dada às questões econômicas.

Pois esse monge me relatou uma história que repasso a vocês, ligada, segundo consta, a um colégio do Rio de Janeiro, na prova final do terceiro ano.

O professor solicitou uma redação com a seguinte proposta:

"Faça uma análise sobre a importância do Vale do Paraíba"

Resposta de um aluno:

"O Vale do Paraíba é de suma importância, pois, não podemos discriminar esses importantes cidadãos. Já que existem o Vale-Transporte e o Vale do Idoso, por que não existir também o Vale do Paraíba?

Além disso sabemos que os Paraíbas, de um modo geral, trabalham em obras ou portarias de edifícios e ganham pouco.Então, o dinheiro que entra no meio do mês (que é o Vale), é muito importante para ele equilibrar sua economia familiar."

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente