A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

A música na evolução humana

(Artur da Távola)

Como também trabalho com música em rádio e TV, recebi há tempos uma carta de Brasília, assinava-a Rosa Torres. Ela diz com grande agudeza e síntese:

"Aproveito para agradecer-lhe o serviço socialmente prestado à evolução do homem através da música. Apesar de que pouco saibamos sobre o valor de uma peça musical de qualidade, todos conhecemos o efeito perverso sobre nosso ânimo ( vem de ânima, alma) de um som desarmonioso, estridente. Dependendo de sua longitude de onda, uma certa nota tonal pode transportar a alma para um nível onde conhece uma expansão não costumeira em nosso dia a dia no planeta. Para resumir a importância da música, numa escala de valores de 1 a 7, iniciando-se, na base com a Verdade ( que todos buscamos), o segundo nível será a Esperança; posto que, quando há Verdade, há Esperança. E se Verdade e Esperança estão presentes, então, há VIDA. Se houver Vida, haverá Paz. Se há Paz há Harmonia, porque a Harmonia reina onda a Paz se alcança.. Sendo Harmônico, é Belo.E se há Beleza, então, soa a Música das Esferas."

E respondo.

Rosa:

Muito grato pelas sábias palavras. Hoje o mundo é envolto por enorme bolha mercadológica que envolve a maioria das pessoas e serve aos interesses da indústria do disco e da estratégia de audiência das rádios e TVs^. Essa bolha engloba o lado desarmônico e fragmentado herança recebida do século vinte. Veja o rock. É a música do feio. Em todos os sentidos. Nada obstante é representativo de um mundo feio por suas desarmonias e confusão de valores de vida entre os de natureza materialista e econômica e a resistência dos valores da harmonia e do espírito. É a estética da desconstrução. Acho que vale como sociologia, jamais como música. Precisamos urgentemente mudar os padrões musicais da mídia, principalmente a do rádio que é um formador diário, permanente, teimoso, penetrante, da cultura da alma, tão importante como a da inteligência. E pena que também esta anda desaparecendo da mídia, principalmente a eletrônica. Pena que poucos se preocupem com isso.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente