A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Parabéns Marlene

(Artur da Távola)

Parabéns, Marlene por seu aniversário hoje. Quero ver essa energia de novo reavivada pois o que o povo sempre sentiu em você foi a identificação com a sua força vital.Vejamos: Você cantou cações de protesto antes dos outros "Lata d'Água na cabeça, lá vai Maria, sobe o morro e não se cansa, pelas mãos leva a criança..." ou "Sapato de Pobre é tamanco". Várias outras. E você era ídolo da Rádio Nacional, poderia se preocupar só consigo como a maioria das estrelas. Depois viajou para o exterior, cantou no Olympia com Edth Piaff, muito antes de a música brasileira e seus intérpretes (salvo Carmem Miranda, o Bando da Lua e o Russo do Pandeiro), fazerem o sucesso atual lá fora. Você interpretou lindos sambas canção antes da era bossa nova, venceu carnavais e mais carnavais, depois fez shows contrários à ditadura. Você trabalhou Marlene. E como! E sempre com classe, dignidade e patriotismo

Só que as novas gerações disso não sabem, dado a barreira dos meios de comunicação em relação à autêntica música brasileira que continua, aliás, a ser feita pela nova geração de instrumentistas, sambistas e cantores só que sem canais de divulgação, entupidos de mesmice, guitarras insuportáveis e lixo musical, com pequenas exceções.

Por isso cumprimento-a, respeitosamente, e não apenas pelo aniversário, hoje, mas por sua vida artística. Sei que este foi um ano aziago para você: a morte da Emilinha a abateu, deveras, e o coração enfartado anos antes, precisou de uma angioplastia, da qual espero já esteja recuperada. Sei que você não é de se assustar. E posso lhe dizer, pois já fiz três angioplastias, que a gente passa um certo perrengue a enfrentar uns dias meio cabreiro mas a vontade de viver, o trabalho e a maravilha da vida nos impulsionam para a esperança e o otimismo.

Parabéns por hoje grande Marlene! Este velho cronista, seu fã que jamais a conheceu pessoalmente e sempre a admirou de longe lhe manda um beijão e um abraço bem apertado. E lembre-se: o Carnaval de 2006 está a se aproximar e a espera, inteirona.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente