A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Vamos então falar de paz

(Marcial Salaverry)

PAZ... Palavra tão pequena... Significado tão grande...

Representa o bem estar entre as pessoas. E alguém pode desejar coisa melhor do que estar em paz com seus semelhantes?

Sem dúvida alguma, é o desejo maior de qualquer pessoa de bons sentimentos. Mesmo que os sentimentos não sejam tão bons assim, mas havendo um resquício de bondade... sempre irá preferir a paz.

Recebi uma mensagem muito linda, que fala justamente dessa paz tão desejada, e tão vilipendiada. Penso que se essa mensagem for devidamente assimilada por todos, poderemos vislumbrar alguma possibilidade de encontrar essa paz. Vejam:

"A paz se exterioriza nos olhos de quem aprendeu a arte de ser sincero consigo mesmo.
Paz é, acima de tudo, harmonia consigo mesmo; em seguida com os outros.
É harmonia com Deus e com a Natureza.
Paradoxo é almejar a paz e viver em discordância íntima.
A verdade é que, por mais que você se esforce para ser justo e consciente, sempre haverá alguém que interpretará mal seus atos e atitudes.
Ninguém consegue agradar a todos.
Confie em si mesmo, confie em Deus.
Apenas Ele maneja os fios invisíveis e infinitos de toda existência humana.
Você encontrará a paz conscientizando-se de que cada um é uma ferramenta exclusiva e específica da Natureza, circunstancialmente trabalhando na Terra sob o Comando Divino.
"
(Lourdes Catherine/Soc. Espírita Boa Nova)

Nesta época do ano, em que tanto se fala em Paz e Amor, creio ser uma excelente ocasião para uma reflexão profunda, com o intuito de descobrir onde estamos falhando, pois a Paz não vem sendo encontrada.

Não falo apenas da Paz Mundial, que depende de muitos fatores para ser conseguida e, face às circunstâncias, e à própria natureza humana, é totalmente utópico falar-se nisso.

Falo em nossa paz interior. Essa depende apenas de nós mesmos.

Por que ficar remoendo mágoas contra outras pessoas? Se alguém nos ofendeu, traiu ou magoou, resta-nos escolher a atitude mais correta. Ou procuramos esquecer do problema (mesmo que isso represente nos esquecer da pessoa), ou relevamos e perdoamos. Não resolve procurar alguma vingança, alguma represália, um meio de prejudicar essa pessoa. Isso não irá amenizar nossa dor e nem solucionar o problema. Pelo contrário, irá acirrar mais ainda os ânimos.

Procurando esquecer o que houve, só iremos ganhar em tranqüilidade e paz de espírito. Pelo menos nossa alma não ficará envenenada pelo ódio, pelo rancor. A paz sempre traz um bem estar bem maior.

Nem sempre é possível perdoar quem nos ofendeu, por ter sido algo muito sério, então, o melhor será esquecer, tanto do fato, como da pessoa.

Essa é uma das maneiras para se encontrar a paz interior, tão necessária para que possamos sentir alegria em viver.

Podem ter certeza de que a melhor coisa que podemos sentir é a sensação de estar em paz conosco mesmo, e isso só se consegue, sem ter sentimentos de ódio ou rancor no coração.

E, para desfrutar dessa paz gostosa, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente