A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Alguém pode ser dono da verdade?

(Marcial Salaverry)

Inicialmente, podemos considerar que a maior verdade que existe, é que não existe verdade absoluta, portanto, ninguém pode considerar-se como dono da verdade. Toda verdade, por mais verdadeira que seja, sempre será passível de uma segunda interpretação, que poderá demonstrar não ser tão verdadeira assim. Parece confuso? Mas essa é a verdade... sempre poderá ser manejada, para confundir alguém.

Contudo, aqueles que assim se julgam, sempre tentarão convencer a todos de que sua maneira de ver as coisas, é a única real e exata. Há que se considerar que sequer a matemática é uma ciência exata, que se dizer então da verdade humana, sempre sujeita a falhas e a interpretações diferentes, conforme a personalidade ou a maneira de encarar a vida de cada um.

Muitas vezes, essas pessoas, mesmo quando colocadas diante de argumentos irrefutáveis, insistem, e procuram torcer as coisas, não admitindo opiniões contrárias. Por vezes sequer admitem opiniões favoráveis, fixando-se em seus pontos de vista, e defendendo-os a qualquer custo. São irredutíveis em suas opiniões. O preto é azul, e pronto, não se discute.

São sempre aqueles que em geral se escondem atrás do que desconhecem, tentando ocultar os fatos reais, para fazer prevalecer suas idéias. Batem o pé até o fim para deixar bem claro suas opiniões e pontos de vista, que devem ser aceitas sem qualquer discussão, ou sequer uma possibilidade de discussão, pois uma conversa mais funda, poderia destruir seus argumentos.

Acreditam que só eles sabem tudo direitinho, acreditando poder consertar o mundo, e que todos os demais estão errados. Acreditam que suas idéias são sempre salvadoras. Somente se as coisas foram feitas à sua maneira, é que poderá haver a possibilidade de sucesso. E mais ninguém sabe de nada.

Quem não conhece alguém assim?

Se todos agirem como ele acha ser a maneira correta, o mundo finalmente será endireitado.

Sempre encontram seguidores que acreditam fielmente em suas palavras.

Pessoas sem personalidade que se deixam convencer por qualquer um que fale com convicção. Geralmente essas pessoas têm o dom da palavra, e conseguem convencer multidões. Os exemplos de "Donos da Verdade" são muitos na História Mundial. E os resultados de sua ação nefasta todos conhecem...

Podemos citar como exemplos em escala mundial, "gênios" como Hitler, Mussolini, Stalin, Aiatolá Khomeini, Bin Laden, George Bush, entre outros menos votados, mas que tenho a certeza de que cada um poderá se lembrar de alguém que se encaixe nesses parâmetros.

Todos conhecemos pessoas que não admitem réplica para suas palavras, e sequer aceitam sugestões sobre seus atos. É assim, e pronto. Na verdade, o que falta para os Donos da Verdade, é humildade, para respeitar o que o outro pensa ou fala. E sempre importante ouvirmos opiniões, pois escutando outro parecer, poderemos reformular nossos pontos de vista, melhorando nossa maneira de agir. Isso se aplica em todos os campos de atividade.

Ninguém deve ser absolutista.

Para pessoas assim, só sua opinião prevalece, e acham que mais ninguém tem direito a qualquer ponto de vista. Contudo, na realidade, temos que ter presente que cada qual tem direito a uma opinião, um parecer, e respeitá-lo faz parte da boa educação e do bom senso. Afinal, sempre poderá existir uma idéia melhor do que a nossa. Ou então uma outra maneira de se fazer o que pretendemos. E se não surgir nenhuma proposta melhor, pelo menos estaremos conhecendo alguma coisa diferente. E o saber nunca ocupa lugar. Sempre deveremos estar abertos a idéias novas.

Pelo menos deveremos ouvir outras opiniões, dar oportunidade a que outros exponham seus argumentos, que poderão ou não ser aceitos, mas que deverão ao menos ser considerados, e respeitados. Afinal são idéias que, embora sejam diferentes das nossas, podem ser aproveitáveis.

Vamos aprender a ouvir? É importante saber faze-lo, pois usando esse dom adequadamente, sempre poderemos tirar muito proveito. Basta termos a humildade de saber aceitar o fato de que sempre alguém poderá saber mais do que nós, poderá ter melhores idéias, que poderemos usar em nosso benefício.

Apesar de não ser dono da verdade, penso que todos concordam comigo que a melhor maneira de viver, é procurando ter UM LINDO DIA.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente