A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Seja homem, meu filho

(Marcial Salaverry)

Exatamente o que será que significa "Ser Homem"? É uma questão de ponto de vista. Muitos acreditam que "Ser Homem" é sair dando porradas, ou então sempre tentar fazer valer seu ponto de vista, esteja certo ou errado, ou mesmo fazer aquilo que quer, seja algo correto ou não.

Quantas vezes ouvi essa frase, de pais querendo que seus filhos tomem atitudes semelhantes às descritas acima, quando crianças. Depois, ao perceberem que essas crianças acabaram se transformando em jovens rebeldes e problemáticos, é que chegam à conclusão de que aconselharam erroneamente seus filhos.

Vejamos alguns conceitos que acreditam sejam válidos sobre "Ser Homem".

1-Homem não chora. Grande bobagem essa. Existem diversas situações que as lágrimas assomam, quer queiramos ou não, e controlá-las, porque "homem não deve chorar", chega a causar problemas emocionais futuros. Certas emoções que vivemos, seja de alegria ou de tristeza, provocam aquele nó na garganta, que é melhor seja desatado. Por que controlar-se? Por que não dar vazão às emoções?

2-Homem não leva desaforo para casa. E por causa disso às vezes morre. Muitas vezes acontecem brigas violentas, apenas porque ninguém quis levar o tal do desaforo pra casa. E muitas vezes com conseqüências trágicas. Não teria sido melhor manter sangue frio, e procurar contornar a situação? Claro que se houver uma agressão, forçosamente caberá uma reação de defesa, pelo menos. São outras situações.

3-Quem manda em casa é o homem. Esse conceito sempre foi furado. Agora então... Quantos casamentos foram desmanchados por causa desse machismo estúpido. Casais que se amavam realmente, acabaram se separando por causa de divergências sobre quem manda em casa . Um pouco de bom senso, e chegar-se-ia à conclusão de que na verdade, ninguém manda em casa . Ambos tem sua parcela de responsabilidade, direitos e deveres sobre a vida conjugal.

"Ser Homem", portanto é algo bem diferente do que se pretende passar. "Ser Homem", é ser uma pessoa correta, cumpridora de seus deveres, que saiba viver e deixar viver, que saiba respeitar os direitos e o espaço das demais pessoas, que saiba fazer valer seus direitos quando alguém os estiver violando. Que saiba resolver suas questões com um mínimo de dignidade, sem agressões estúpidas e covardes. Que em sua vida conjugal saiba respeitar sua companheira, sempre considerando aquela tênue linha que marca o limite entre seu espaço e o dela.

Algo que precisamos passar aos jovens sobre o conceito de "Ser Homem", é que ser homem é respeitar sua casa e seus pais, pelo menos enquanto for sustentado por eles. Se não estiver de acordo com alguma atitude deles, sempre procurar dialogar, e não tendo atitudes agressivas e que demonstrem sua rebeldia. Muitos jovens, apenas para agredir os pais, começam a beber, fumar, usar drogas, apenas para mostrar que sabem o que querem para suas vidas.

Não é por aí. Demonstra-se saber o quer, na escolha de uma carreira, por exemplo. Se você quiser ser musico e seu pai insistir que você deve ser médico, deve argumentar com ele, fazendo com que ele veja qual a sua vocação. Atitudes rebeldes e agressivas, apenas irão agravar a situação.

Concordo que o futuro deve ser escolhido pelos jovens, afinal, é a vida deles que se está resolvendo. Mas essa escolha deve ser bem embasada, e não resolvida no calor de uma discussão. "Ser Homem", é saber ponderar, analisar, pensar. E não procurar resolver tudo na porrada.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente