A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Questões virtuais

(Marcial Salaverry)

A mais palpitante das questões virtuais, é aquela que envolve o conhecimento virtual, ou seja o que pode ser uma amizade, ou um romance virtual. Enfim, os Amores Virtuais.

Até bem pouco tempo atrás, para alguém sentir atração por outra pessoa, tinha que haver o contato físico. As pessoas precisavam se conhecer, se ver, se tocar, para sentir que se gostavam. Muitas vezes, levando a enganos, pois nem sempre a aparência física representa a realidade da alma.

Alguns poderiam dizer: E a paquera telefônica? . Bem, a paquera telefônica servia como uma ponte para que houvesse o conhecimento. Conversas telefônicas, mesmo aqueles longos bate-papo que mantínhamos em nosso tempo, só serviam de preâmbulo para o conhecimento definitivo. Eram só conversas superficiais. E ainda tinha outro problema. Só serviam para namoros locais... pois a longa distância, era muito caro. E naquele tempo, gente, ligação interurbana era algo para horas de espera... Então, sempre era fácil passar-se do conhecimento telefônico para o físico. Bastava marcar o encontro. E muitas vezes tinha-se cada surpresa....

De repente, não mais que repente, surgiu a Internet, trazendo possibilidades mil para os corações solitários, e também para outros nem tanto. A facilidade de comunicação, e o custo relativamente baixo, possibilita longas conversas emaillisticas. Isso sem falar nos famosos chat's e icq's, que substituem a archaica conversa telephonica de meus velhos tempos. Quantas saudades... (não do telephone, mas dos velhos tempos...).

O interessante é que através da Internet as pessoas se comunicam com muito mais liberdade do que pessoalmente. Com essa comunicação, podemos conhecer as idéias, a maneira de pensar de muitas pessoas. Através da telinha, fazem-se mais confidências, possibilitando conhecer-se a alma das pessoas, pelo menos daquelas que usam da sinceridade em suas conversas.

As pessoas abrem o coração, principalmente quando sentem que o interlocutor merece confiança, que é uma pessoa que as "escuta" com atenção e que jamais fará pouco de seus sentimentos.

Afinidades são descobertas... As pessoas sentem um sentimento muito especial, chamado Amizade. Esse é o lado bom da coisa, possibilita a descoberta de muitas pessoas que podemos chamar de amigos, pelo menos virtualmente. Muitas vezes o sentimento de amizade pode tomar outros rumos. Achamos que a pessoa com quem dialogamos durante algum tempo começa a ser especial, e pode surgir até mesmo uma espécie de atração, primeiro passo para o amor.

Afinal, trocamos tantas confidências... batemos longos papos... Será que esse sentimento pode ser chamado de amor? Será que podemos amar uma pessoa que só conhecemos virtualmente?

É bem possível, pois através de uma certa "convivência", começamos a conhecer a alma da pessoa em quem estamos interessados. Percebemos tratar-se de uma pessoa especial, e que merece todo nossa afeição, nosso carinho. Pode ser uma amizade mais forte, ou mesmo o amor. Não deixa de ser amor. Mas é um amor, a princípio etéreo, sonhador. Com seu desenvolvimento, lógico que existe a necessidade do contato físico, para reafirmar tudo aquilo que julgamos estar sentindo. O amor merece respeito, pois é um sentimento muito lindo.

É esse o chamado momento da verdade. Pois quando não houve aquela sinceridade nas conversas, sempre haverá o medo do confronto físico, e é onde muitos romances terminam. Onde o lado que escondeu a verdade geralmente prefere fugir. E na Internet, as fugas são fáceis. Por essa razão, é que certos cuidados são necessários, antes de se entregar de alma inteira a certos amores.

Existem aqueles romances que após o contato físico desenvolvem-se maravilhosamente bem, pois houve sinceridade absoluta nas conversas virtuais. As almas conhecem-se à feição, possibilitando a afeição. E isso facilita a confirmação do amor. A atração física será mera conseqüência da atração anímica, pois apenas confirmará a escolha feita. E são amores que tem tudo para dar certo.

Nesses casos, o romance cibernético vira real e olha, que às vezes rende frutos totalmente inesperados. Para evitar surpresas desagradáveis, nunca é demais repetir, sempre devemos tomar certos cuidados durante a fase de conhecimento virtual. E, claro, usar-se sempre de muita sinceridade.

Sinceramente, desejo a todos UM LINDO DIA.

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente