A Garganta da Serpente
Veneno Crônico crônicas
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O perigo de prejulgar alguém

(Marcial Salaverry)

Jamais devemos fazer prejulgamentos, condenando ou discriminando alguém, apenas por sua aparência, ou por uma primeira impressão. Muitas vezes o fazemos erroneamente e, com base nesse primeiro julgamento, chegamos a formar idéias preconcebidas, que nos poderão levar a erros terríveis. Pode ser perigoso condenar ou aplaudir algo ou alguém, apenas com base numa primeira impressão.

Sempre deveremos dar tempo ao tempo, pois a famosa "primeira impressão", poderá nos induzir a um julgamento errado sobre alguém.

Penso que não devemos nos guiar sempre pelo primeiro impulso, que nos leva a rejeitar ou a adotar um certo alguém, classificando-o de bom ou mau à primeira vista.

Assim como o amor à primeira vista pode ser perigoso se a ele nos entregarmos por inteiro logo de início, também a "rejeição à primeira vista", poderá nos levar a perder boas amizades.

Meu inefável guru L'Inconnu, me repassou um pensamento muito interessante sobre o assunto, ou seja,

"Se julgares as pessoas não terás tempo para amá-las"

É uma realidade, e é algo para ser muito bem analisado.

Nunca devemos julgar açodadamente as pessoas, classificando-as sumariamente. Sempre será necessário que as conheçamos melhor, reunindo assim, condições para poder defini-las e classificá-las. E mesmo assim, com os devidos cuidados, pois nem sempre acertamos, o que aliás é uma característica dos seres humanos, a tal da falibilidade.

Que dizer então, se não tomarmos tais atenções?

Para julgamentos, existem os Juizes, e assim mesmo, por uma razão ou outra cometem falhas incríveis, como temos oportunidade de ver através de relatos de grandes e grosseiros "Erros Judiciários", que sempre causam danos muitas vezes irreparáveis..

Sempre é preciso haver um melhor conhecimento, para que se possa saber se determinadas pessoas realmente merecem nosso amor, ou nossa amizade, ou nosso repúdio. É preciso que as deixemos mostrar suas qualidades e defeitos (quem não os tem?), para que assim as possamos considerar como merecedoras de nosso afeto, ou não... Ao mesmo tempo, estaremos sendo objeto do mesmo estudo, e, da mesma maneira que não apreciaríamos sofrer um julgamento precipitado, ou sermos pré-classificados por outro alguém, num sempre acontecível reverso da medalha. Devemos sempre adotar a mesma linha de conduta que para nós desejamos.

Ao fazer um julgamento sobre o caráter de alguém, estamos assumindo uma postura que dificilmente se modificará, e isso sempre é perigoso, pois se for errado, nem sempre saberemos modificá-lo antes que alguém seja magoado ou ofendido.

Sempre deveremos dar a outrem, e a nós mesmos, o direito a uma segunda ou terceira opinião, pois julgamentos precipitados, sempre podem dar margem para arrependimentos, levando-nos a alguns pedidos de desculpas, que nem sempre serão aceitos, por termos sido por demais grosseiros em nossas atitudes precipitadas.

Sempre devemos usar ponderação e bom senso, pois penso que não vale a pena perder boas amizades, por certas atitudes errôneas, a que fomos levados por julgamentos precipitados...

Esperando não ser prejulgado por ninguém, desejo cordatamente a todos UM LINDO DIA.


"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"
Confúcio


Meu jovem amigo Confúcio realmente matou a pau a questão de julgamentos precipitados...

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente