Muitas vezes, o estudante universitário não consegue entender
um enunciado de uma avaliação, seja ela de qualquer disciplina,
exatamente pela sua carência em matéria de leitura e escrita.
Para o universitário não habituado à leitura, deparar-se
com uma avaliação em que as respostas têm que ser dadas
de forma discursiva torna-se um martírio, haja vista que, além
de ter que mostrar sua habilidade escrita, terá que entender o que pede
o enunciado da questão proposta. È aí que ele lamentará
profundamente não ter adquirido o hábito de ler desde a alfabetização.
Se ele não gosta de ler, conseqüentemente, não gosta de
escrever e, para ter habilidade na segunda, é necessário que sinta
prazer na primeira e faça da leitura de livros uma rotina em sua vida
para que possa ganhar aptidão em interpretar um texto, seja este de que
natureza for.
Sabemos que, ao superar um obstáculo, sempre surgirá outro. Por
que, então se deixar vencer por eles, se há capacidade em superá-los?
O aluno que teve uma infância com pouca leitura tornar-se-á um
adulto com grande probabilidade de não ser hábil em escrita e
interpretação de textos, pois, cada um lê com os olhos que
tem e interpreta de onde os pés pisam, isto é, tudo vai depender
do tipo de leitor que está diante do texto.
Ainda há tempo para mudar a situação e se tornar dono
dela, ou seja, começar a ler livros e entrar em sintonia com o autor
para entender o que ele escreve. Saber ler as entrelinhas é apreender
o sentido global do texto.
Não deixe seu professor perder tempo tentando adivinhar o que você
estava tentando dizer com aquela resposta "sem pé nem cabeça"
dada na prova e mostre que você quer e vai mudar, tornando-se um leitor
competente, crítico, e com conhecimento de mundo, que sabe como e porque
escreve.
Qualquer texto, seja humorístico, poético, prosa, de caráter
científico, tem que ser entendido e dominado pelo estudante universitário.
É o mínimo que se espera do aluno de nível superior, afinal,
ser um graduando que comete erros grosseiros de ortografia e usa o famoso "copiar,
colar" das apostilas que lhe cai em mãos para estudar e interpretar
não acrescentará valor intelectual ao seu trabalho. O importante
é traduzir o que o autor do texto está querendo dizer e não
copiar suas palavras. Leia o texto, no mínimo três vezes, antes
de tentar interpretá-lo. Com certeza ele parecerá bem mais fácil
de entender do que parecia a princípio.
Lembre-se de que, o estudante de nível superior que almeja ser um Educador,
principalmente de crianças, necessita ter um bom domínio da leitura
e da escrita. É o legado que deixará para os futuros universitários.