A má compreensão de um texto pode ter suas causas detectadas. O
professor em sala de aula pode ajudar um aluno com problemas no entendimento do
material lido fornecendo-lhe subsídios ou o próprio leitor, autodidata,
pode superar as dificuldades se fizer consultas, recorrer a outras fontes.
Eis algumas das causas:
1 - O leitor não conhece os recursos lingüísticos utilizados,
uma regência verbal. Exemplo: "O discurso do governador foi de encontro
às reivindicações dos grevistas". O leitor precisa saber
que "ir ao encontro de" quer dizer concordar; "ir de encontro a"
tem o sentido de discordar, confrontar. Então, o governador frustrou os
grevistas;
2 - O leitor não compartilha com o produtor do texto o conhecimento de
mundo, por isso se faz necessário esclarecer todas as referências
históricas, geográficas, mitológicas, literárias,
como as palavras desconhecidas. Exemplo: "... assim como Zeus humano, o cronista
também arranca das entranhas de Cronos os filhos que ele quer devorar,
na medida em que não deixa perecer no tempo a matéria fugaz da vida,
registrando-a e salvando-a do esquecimento". Para entender tal explicação
precisa se reportar à mitologia clássica;
3 - O leitor deve conhecer as circunstâncias históricas em que o
texto foi produzido, quais foram as reações que ele produziu quando
foi publicado pela primeira vez. Exemplo: para entender bem o poema "Os Sapos",
de Manuel Bandeira, o leitor necessita conhecer a briga dos poetas modernistas
com os parnasianos;
4 - Se o texto lido exige conhecimento prévio de outro texto porque há
uma relação de intertextualidade, o leitor precisa buscá-lo.
Isso acontece na paródia, na citação ou na paráfrase.
Exemplo: "Ai que saudades que eu tenho/ Da aurora de minha vida/ Da minha
infância querida/ Que os anos não trazem mais.../ Me sentia rejeitada,/
Tão feia, desajeitada,/ Tão frágil, tola, impotente,/ Apesar
dos laranjais." (Primeira estrofe do poema "Ai que saudades...",
de Ruth Rocha). Para entender melhor esses versos se faz necessário saber
que Casimiro de Abreu escreveu "Meus oito anos".
Compreender bem um texto não basta soletrar letras, ler palavras ou frases
que o compõem. É indispensável a inserção cultural
do leitor, por isso alfabetizar é um ato bem maior, não pode depender
apenas da pequenez de uma cartilha.