A evolução da literatura de cordel no Brasil não ocorreu
de maneira harmoniosa. A oral, precursora da escrita, engatinhou penosamente
em busca de forma estrutural. Os primeiros repentistas não tinham qualquer
compromisso com a métrica e muito menos com o número de versos
para compor as estrofes. Alguns versos alongavam-se inaceitavelmente, outros,
demasiado breves. Todavia, o interlocutor respondia rimando a última
palavra do seu verso com a última do parceiro, mais ou menos assim:
Repentista A - O cantor que pegá-lo de revés
Com o talento que tenho no meu braço...
Repentista B - Dou-lhe tanto que deixo num bagaço
Só de murro, de soco e ponta-pés.
A parcela ou verso de quatro sílabas é o mais curto conhecido
na literatura de cordel. A própria palavra não pode ser longa
do contrário ela sozinha ultrapassaria os limites da métrica e
o verso sairia de pé quebrado. A literatura de cordel por ser lida e
ou cantada é muito exigente com questão da métrica. Vejamos
uma estrofe de versos de quatro sílabas, ou parcela.
Eu sou judeu
para o duelo
cantar martelo
queria eu
o pau bateu
subiu poeira
aqui na feira
não fica gente
queimo a semente
da bananeira.
Quando os repentistas cantavam parcela (sim, cantavam, porque esta modalidade
caiu em desuso), os versos brotavam numa seqüência alucinante, cada
um querendo confundir mais rapida mente o oponente. Esta modalidade é
pre-galdiniana, não se conhecendo seu autor.
Já a parcela de cinco sílabas é mais recente, e não
há registro de sua presença antes de Firmino Teixeira do Amaral,
cunhado de Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo. A parcela de
cinco sílabas era cantada também em ritmo acelerado, exigindo
do repentista, grande rapidez de raciocínio. Na peleja do Cego Aderaldo
com Zé Pretinho do Tucum, da autoria de Firmino Teixeira do Amaral, encontramos
estas estrofes:
Pretinho:
no sertão eu peguei
um cego malcriado
danei-lhe o machado
caiu, eu sangrei
o couro tirei
em regra de escala
espichei numa sala
puxei para um beco
depois dele seco
fiz dele uma mala
Cego:
Negro, és monturo
Molambo rasgado
Cachimbo apagado
Recanto de muro
Negro sem futuro
Perna de tição
Boca de porão
Beiço de gamela
Venta de moela
Moleque ladrão
Estas modalidades, entretanto, não foram as primeiras na literatura
de cordel. Ao contrário, ela vieram quase um século depois das
primeiras manifestações mais rudimentares que permitiram, inicialmente,
as estrofes de quatro versos de sete sílabas.
O Mergulhão quando canta
Incha a veia do pescoço
Parece um cachorro velho
Quando está roendo osso.
Não tenho medo do homem
Nem do ronco que ele tem
Um besouro também ronca
Vou olhar não é ninguém
A evolução desta modalidade se deu naturalmente. Vejamos a última
estrofe de quatro versos acrescida de mais dois, formando a nossa atual e definitiva
sextilha:
Meu avô tinha um ditado
meu pai dizia também:
não tenho medo do homem
nem do ronco que ele tem
um besouro também ronca
vou olhar não é ninguém.
Agora, de posse da técnica de fazer sextilhas, e uma vez consagradas
pelos autores, esta modalidade passou a ser a mais indicada para os longos poemas
romanceados, principalmente a do exemplo acima, com o segundo, o quarto e o
sexto versos rimando entre si, deixando órfãos o primeiro, terceiro
e quinto versos. É a modalidade mais rica, obrigatória no início
de qualquer combate poético, nas longas narrativas e nos folhetos de
época. Também muito usadas nas sátiras políticas
e sociais. É uma modalidade que apresenta nada menos de cinco estilos:
aberto, fechado, solto, corrido e desencontrado. Vamos, pois, aos cinco exemplos:
Aberto:
Felicidade, és um sol
dourando a manhã da vida,
és como um pingo de orvalho
molhando a flor ressequida
és a esperança fagueira
da mocidade florida.
Fechado:
Da inspiração mais pura,
no mais luminoso dia,
porque cordel é cultura
nasceu nossa Academia
o céu da literatura,
a casa da poesia.
Solto:
Não sou rico nem sou pobre
não sou velho nem sou moço
não sou ouro nem sou cobre
sou feito de carne e osso
sou ligeiro como o gato
corro mais do que o vento.
Corrido:
Sou poeta repentista
Foi Deus quem me fez artista
Ninguém toma o meu fadário
O meu valor é antigo
Morrendo eu levo comigo
E ninguém faz inventário
Desencontrado:
Meu pai foi homem de bem
Honesto e trabalhador
Nunca negou um favor
Ao semelhante, também
Nunca falou de ninguém
Era um homem de valor.
Uma prova de que as setilhas são uma modalidade relativamente recente
está na ausência quase completa delas na grande produção
de Leandro Gomes de Barros. Sim, porque pela beleza rítmica que essas
estrofes oferecem ao declamador, os grandes poetas não conseguiram fugir
à tentação de produzi-las. Para alguns, as setilhas, estrofes
de sete versos de sete sílabas, foram criadas por José Galdino
da Silva Duda, 1866 - 1931. A verdade é que o autor mais rico nessas
composições, talvez por se tratar do maior humorista da literatura,
de cordel, foi José Pacheco da Rocha, 1890 - 1954. No poema A CHEGADA
DE LAMPIÃO NO INFERNO, do inventivo poeta pernambucano, encontram estas
estrofes:
Vamos tratar da chegada
quando Lampião bateu
um moleque ainda moço
no portão apareceu.
- Quem é você, Cavalheiro -
- Moleque, sou cangaceiro -
Lampião lhe respondeu.
- Não senhor - Satanás, disse
vá dizer que vá embora
só me chega gente ruim
eu ando muito caipora
e já estou com vontade
de mandar mais da metade
dos que tem aqui pra fora.
Moleque não, sou vigia
e não sou o seu parceiro
e você aqui não entra
sem dizer quem é primeiro
- Moleque, abra o portão
saiba que sou Lampião
assombro do mundo inteiro.
Excelente para ser cantada nas reuniões festivas ou nas feiras, esta
modalidade é, ainda hoje, muito usada pelos cordelistas. Esta modalidade
é, também, usada em vários estilos de mourão, que
pode ser cantado em seis, sete, oito e dez versos de sete sílabas. Exemplos:
Cantador A
- Eu sou maior do que Deus
maior do que Deus eu sou
Cantador B
- Você diz que não se engana
mas agora se enganou
Cantador A
- Eu não estou enganado
eu sou maior no pecado
porque Deus nunca pecou.
Ou com todos os versos rimados, a exemplo das sextilhas explicadas antes:
Cantador A -
Este verso não é seu
você tomou emprestado
Cantador B -
Não reclame o verso meu
que é certo e metrificado
Cantador A -
Esse verso é de Noberto
Se fosse seu estava certo
como não é está errado.
Os oito pés de quadrão, ou simplesmente oitavas, são estrofes
de oito versos de sete sílabas. A diferença dessas estrofes de
cunho popular para as de linha clássica é apenas a disposição
das rimas. Vejam como o primeiro e o quinto versos desta oitava de Casimiro
de Abreu (1837 - 1860) são órfãos:
Como são belos os dias
Do despontar da existência
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar - é lago sereno,
O Céu - Um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida um hino de amor.
Na estrofe popular aparecem os primeiros três versos rimados entre si;
também o quinto, o sexto e o sétimo, e finalmente o quarto com
o último, não havendo, portanto um único verso órfão.
Assim:
Diga Deus Onipotente
Se é você, realmente
Que autoriza, que consente
No meu sertão tanta dor
Se o povo imerso no lodo
apregoa com denodo
que seu coração é todo
De luz, de paz e de amor.
As décimas, dez versos de sete sílabas, são, desde sua
criação no limiar do nosso século, as mais usadas pelos
poetas de bancada e pelos repentistas. Excelentes para glosar motes, esta modalidade
só perde para as sextilhas, especialmente escolhidas para narrativas
de longo fôlego. Ainda assim, entre muitos exemplos, as décimas
foram escolhidas por Leandro Gomes de Barros para compor o longo poema épico
de cavalaria A BATALHA DE OLIVEIROS COM FERRABRAZ, baseado na obra do imperador
francês Carlos Magno:
Eram doze cavalheiros
Homens muito valorosos
Destemidos, corajosos
Entre todos os Guerreiros
Como bem fosse Oliveiros
um dos pares de fiança
Que sua perseverança
Venceu todos os infiéis
Eram uns leões cruéis
Os doze pares de França.
O Martelo agalopado, estrofe dez versos de dez sílabas, é uma
das modalidades mais antigas na literatura de cordel. Criada pelo professor
Jaime Pedro Martelo (1665 - 1727), as martelianas não tinham, como o
nosso martelo agalopado, compromisso com o número de versos para a composição
das estrofes. Alongava-se com rimas pares, até completar o sentido desejado.
Como exem plo, vejamos estes alexandrinos
"Visitando Deus a Adão no Paraíso
achou-o triste por viver no abandono,
fê-lo dormir logo um pesado sono
e lhe arrancou uma costela, de improviso
estando fresca ficou Deus indeciso
e a pôs ao Sol para secar um momento
mas por causa, talvez dum esquecimento
chegou um cachorro e a carregou,
nessa hora furioso Deus ficou
com a grande ousadia do animal
que lhe furtara o bom material
feito para a construção da mulher,
estou certo, acredite quem quiser
eu não sou mentiroso nem vilão,
nessa hora correu Deus atrás do cão
e não podendo alcançar-lhe e dá-lhe cabo
cortou-lhe simplesmente o meio rabo
e enquanto Adão estava na trevas
Deus pegou o rabo do cão e fez a Eva."
Com tamanha irresponsabilidade, totalmente inaceitável na literatura
de cordel, o estilo mergulhou, desde o desaparecimento do professor Jaime Pedro
Martelo em 1727, em completo esquecimento, até que em 1898, José
Galdino da Silva Duda dava à luz feição definitiva ao nosso
atual martelo agalopado, tão querido quanto lindo. Pedro Bandeira não
nos deixa mentir:
Admiro demais o ser humano
que é gerado num ventre feminino
envolvido nas dobras do destino
e calibrado nas leis do Soberano
quando faltam três meses para um ano
a mãe pega a sentir uma moleza
entre gritos lamúrias e esperteza
nasce o homem e aos poucos vai crescendo
e quando aprende a falar já é dizendo:
quanto é grande o poder da Natureza.
Há, também, o martelo de seis versos, como sempre, refinado,
conforme veremos nesta estrofe:
Tenho agora um martelo de dez quinas
fabricado por mãos misteriosas
enfeitado de pedras cristalinas
das mais raras, bastante preciosas,
foi achado nas águas saturninas
pelas musas do céu, filhas ditosas.
Com versos de onze sílabas, portanto mais longos do que os de martelo
agalopado, são os de galope à beira mar, como estes da autoria
de Joaquim Filho:
Falei do sopapo das águas barrentas
de uma cigana de corpo bem feito
da Lua, bonita brilhando no leito
da escuridão das nuvens cinzentas
do eco do grande furor das tormentas
da água da chuva que vem pra molhar
do baile das ondas, que lindo bailar
da areia branca, da cor de cambraia
da bela paisagem na beira da praia
assim é galope na beira do mar.
Logicamente que há o galope alagoano, à feição
de martelo agalopado, com dez versos de dez sílabas cuja diferença
única é a obrigatoriedade do mote: "Nos dez pés de
galope alagoano".
Outra interessante modalidade é a Meia Quadra ou versos de quinze sílabas.
Não sabemos porque se convencionou chamar de meia quadra, quando poderia,
muito bem, se chamar de quadra e meia ou até de quadra dupla. As rimas
são emparelhadas e os versos, assim compostos:
Quando eu disser dado é dedo você diga dedo é dado
Quando eu disser gado é boi você diga boi é gado
Quando eu disser lado é banda você diga banda é lado
Quando eu disser pão é massa você diga massa é pão
Quando eu disser não é sim você diga sim é não
Quando eu disser veia é sangue você diga sangue é veia
Quando eu disser meia quadra você diga quadra e meia
Quando eu disser quadra e meia você diga meio quadrão.
A classificação da literatura de cordel há sido objeto
da preocupação dos chamados iniciados, pesquisadores e estudiosos.
As classificações mais conhecidas são a francesa de Robert
Mandrou, a espanhola de Julio Caro Baroja, as brasileiras de Ariano Suassuna,
Cavalcanti Proença, Orígenes Lessa, Roberto Câmara Benjamin
e Carlos Alberto Azevedo. Mas a classificação autenticamente popular
nasceu da boca dos próprios poetas.
No limiar do presente século, quando já brilhava intensamente
à luz de Leandro Gomes de Barros, fluía abundante o estro de Silvino
Pirauá e jorrava preciosa a veia poética de José Galdino
da Silva Duda. Esses enviados especiais passaram a dominar com facilidade a
rima escorregadia, amoldando, também, no corpo da estrofe o verso rebelde.
Era o início de uma literatura tipicamente nordestina e por extensão,
brasileira, não havendo mais, nos nossos dias, qualquer vestígio
da herança peninsular.
Atualmente a literatura de cordel é escrita em composições
que vão desde os versos de quatro ou cinco sílabas ao grande alexandrino.
Até mes mo os princípios conservadores defendidos pelos nossos
autores ortodoxos referem-se a uma tradição brasileira e não
portuguesa ou espanhola. Os textos dos autores contemporâneos, apresentam
um cuidado especial com a uniformização ortográfica, com
o primor das rimas, com a beleza rítmica e com a preciosidade sonora.
(trecho retirado do livro "Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel")