A Garganta da Serpente
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O túnel do tempo

(Thaty Marcondes)

SÉC. XXI
QUINTA FEIRA, 15/04/2005 - 9:15 h da manhã
AULA DE FÍSICA
MÓDULO: DESDOBRAMENTOS E APLICAÇÕES DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE ALBERT EISNTEIN

Os físicos estão correndo atrás de um antigo sonho: a viagem no tempo. Não existe sonho mais fantástico que viajar voltando ao passado ou avançando para o futuro. Nenhum cientista pode sonhá-lo em público sem correr o risco de ser chamado de maluco. Agora, para surpresa dos próprios físicos, a possibilidade de atravessar os séculos não pode mais ser descartada. Desde o final da década passada o físico americano Kip Thorne, trouxe à tona um objeto estupendo: o wormhole ("buraco de minhoca"). O wormhole pode ser a peça-chave de um futuro ônibus do tempo. É uma espécie de túnel que, segundo a teoria, pode existir no Universo, como um atalho cósmico, ligando pontos superdistantes de modo tal que, se alguém pudesse caminhar por ele, chegaria rapidamente à outra extremidade, ganhando um tempo enorme. A ideia seria aproveitar esses túneis, deslocando suas extremidades para os pontos desejados e conseguir, com idas e voltas por dentro deles, saltos no tempo.

"O princípio é muito simples", disse o americano Michael Morris, pesquisador nos mais importantes avanços da atualidade. "Basta embarcar numa nave que alcance velocidade bem próxima à da luz - cerca de 300.000 km/segundo. Automaticamente o tempo na nave vai começar a passar mais devagar do que na Terra." Na volta o viajante estará mais jovem do que os que não voaram. Em números, se o relógio da nave, nessa velocidade, marca a passagem de 12 horas, os da Terra marcam muito mais: uma década. Ou seja, em relação a quem ficou aqui, o viajante terá feito uma travessia de dez anos para o futuro. Já não há dúvida alguma sobre esse efeito, que foi testado e comprovado exaustivamente nos últimos trinta anos. A precisão dos resultados só não é maior porque, como as velocidades usadas são muito inferiores à da luz, o ritmo do tempo também não se altera muito. Assim, as viagens já feitas ao futuro geralmente são curtas, da ordem de frações de segundo.

Por enquanto, essa máquina do tempo só existe na teoria. Mas, tem aquele fascínio dos aviões e helicópteros esboçados nas pranchetas do século XV pelo italiano Leonardo da Vinci.



SÉC. XIV
DATA E HORA: indeterminados
LOCAL: uma vila nos arredores da capital francesa
LEITURA DO EDITAL ASSINADO PELO REI E PELOS CLÉRIGOS:

"Nesta data jubilosa, por ordem de Vossa Alteza Real, no cumprimento da sentença, após ser estudado e ficando comprovados os seus poderes de bruxo pelos clérigos da corte suprema religiosa, este homem, que pronuncia palavras estranhas em idioma desconhecido, será executado, conforme o costume, na fogueira. Faça-se cumprir!"

- Senhor, ainda há tempo: o senhor renuncia à bruxaria em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo?

- Só porque acendi meu Marllboro com um Zippo? De jeito nenhum!



SÉC. XXII
LABORATÓRIO DE FÍSICA
PROJETO TÚNEL DO TEMPO

- Professor, tem certeza que não seria melhor que o enviássemos ao futuro?

(06/03/04)

menu
Lista dos 2201 contos em ordem alfabética por:
Prenome do autor:
Título do conto:

Últimos contos inseridos:
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br