A Garganta da Serpente
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Leis do corpo, da alma, da natureza, da sociedade?

(Roberta Tostes Daniel)

Meia hora fingindo estudo, caneta à mão pinçando os sonhos que a Academia não me exigiu, e eu me pergunto porque é que tenho de refletir sobre a miscigenação, quando não é Varnhagen, mas você o tema das minhas teses emocionais.

"Sentimento novo será sempre primavera, mesmo se o tempo fecha, se chove, se o mar ressaca", é a única conclusão a que posso chegar. E o instinto será também, ora essa. Onde há brotação, há flor, há perfume, há o que se pode ver surgir dúzias de vezes como se surgisse uma primeira vez. É a lei da vida.

Sobre instintos é que, por ora, sou capaz de dissertar. E neles não cabem as normas da ABNT, nenhuma configuração possível ou linha metodológica recomendável. Os prazos que cumpro são com a fome, com a sede, com o devir, com o frio e com o calor.

O que nasce dentro de mim, o que cresce, o que me remexe, atinge-me, assombra-me: um instinto, uma perturbação a mais no corpo ou na alma. E se me chega assim, arranha-me, arrancando, raiz por raiz, a paz, os furacões, soprando terra, pêlo, nuca e capim.

Se brincas de formiga comigo, e afundas meus caminhos nas terras mornas do teu pensamento, se inventas trilhas, carregando as folhas do meu desejo, eu rio, porque sei que o tempo é sábio com as criaturas e com os seus sonhos.

Nós é que muitas vezes nos rebelamos contra regras, decretos, acreditando que pulsões e governos necessariamente se opõem. Queixosos que ficamos, assumimos tão só instintos, e sumimos no mundo, das ideias ou das vivências, como eu, hoje, aqui, nesse minuto escrito e sentido. Mas nós é que muitas vezes pulamos etapas, queimamos a alma, e nos esquecemos de que também a natureza - e por que não nossos instintos? - regem-nos com a mesma autoridade com que nos regem as leis das mais severas instituições.

menu
Lista dos 2201 contos em ordem alfabética por:
Prenome do autor:
Título do conto:

Últimos contos inseridos:
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br