A Garganta da Serpente
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Já era

(Rosa Pena)

Muitas vezes viajamos pelo tempo e vamos recordando pessoas e fatos.

Lembro que minha sobrinha quando criança criou um amigo imaginário de nome Ninho. Não existia net, criou no seu cotidiano solitário de filha única, e os dois brincavam, conversavam, brigavam, aquela amizade de todos os dias. Por várias vezes ela me apresentou ao amiguinho, e nas primeiras vezes sorri com ar de descrença, mas com o tempo fiz de conta que o seu amiguinho fazia parte do meu dia a dia também, até por perceber a importância dele na vida dela. Ela o via e o sentia de acordo com suas carências. O tempo passou, e notei que o amigo fantasioso já não comparecia mais todos os dias, mais algum tempo e ele caiu no esquecimento total.

Um novo momento, talvez a escola deu o ultimato para a realidade, este é um dos tributos que pagam os adultos.

Nos meus tempos de criança, um pneu velho se transformava em um carro novo dos mais possantes, uma folha de eucalipto tornava-se dinheiro e sem inflação, o guardanapo da mamãe virava a colcha da minha boneca, a peteca virava índio e um soldadinho de chumbo tinha vida na minha vida.

Crescemos e descobrimos a net, aqui podemos transformar o feio em bonito, voltar um pouquinho a ser criança. Encontramos amigos virtuais, bem-parecidos com o Ninho dela, brincamos, brigamos, e aos poucos os dias ficam mais belos, tempos menores, e puff, num passo de mágica a solidão acaba.

A diferença é que nossos Ninhos possuem coração com ventrículos de verdade, não descartáveis a cada novidade e a Internet não é fruto da nossa imaginação.

Ela é apenas a condução que nos leva ao amigo, que tem vida própria dentro e fora de nossas vidas. Já era quem faz disso apenas uma quimera.

(2005)

  • 1762 visitas desde
  • Publicado em: 23/03/2010
menu
Lista dos 2201 contos em ordem alfabética por:
Prenome do autor:
Título do conto:

Últimos contos inseridos:
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br