"Quando uma pessoa ama a Arte que pratica, sacrifício algum lhe
parece exagerado".
É esta a nossa premissa. A presente história alcançará
uma conclusão dela, demonstrando simultaneamente a falsidade da citada
premissa. Constituirá uma nova experiência em lógica e na
ciência da narrativa; algo um pouco mais antigo que a Muralha da China.
Joe Larrabee surgiu das pradarias do Middle West com uma pulsação
de gênio da pintura. Aos seis anos, desenhou a bomba extintora de incêndios
da povoação, juntamente com uma individualidade proeminente que
a manejava com presteza. O seu "esforço" foi emoldurado e exibido
no escaparate da botica local, ao lado de uma espiga invulgarmente desenvolvida.
Aos vinte anos, partiu para Nova Iorque, com uma gravata em forma de laço
flutuante e um capital limitado.
Délia Carruthers executava, na sua aldeia do Sul rodeada de pinheiros,
coisas tão fantásticas com as oitavas, que a família decidiu
reunir o dinheiro necessário para que a moça se deslocasse ao
Norte, a fim de completar o curso. Não o conseguiu e... Mas isto faz
parte da nossa história.
Joe e Délia conheceram-se num estúdio onde costumavam juntar-se
estudantes de música e arte, para trocar impressões sobre o claro-escuro,
Wagner, composições famosas, obras de Rembrandt, quadros célebres,
Waldteufel, Chopin e Oolong.
Joe e Délia apaixonaram-se um pelo outro - ou um e o outro, consoante
as preferências do leitor - imediatamente e não tardaram em contrair
matrimônio, porque (leia-se acima) "quando uma pessoa ama a Arte
que pratica, sacrifício algum lhe parece exagerado".
O Senhor e Senhora Larrabee instalaram o seu lar num apartamento solitário,
tão solitário na verdade como a extremidade no setor esquerdo
de um teclado. Não obstante, eram felizes, porque tinham a sua Arte e
um ao outro. (Aproveito a oportunidade para dar um conselho aos rapazes endinheirados:
vendam o que possuem e deem aos pobres o que recolheram. Busquem o privilégio
de viver num apartamento com a vossa Arte e a vossa Délia).
Todos os que morarem num apartamento concordarão comigo em que são
particularmente ditosos. Se existe a felicidade num lar, este nunca parece demasiado
pequeno. Não importa que os móveis deixem transparecer avançado
estado de decomposição ou que exista acumulação
de funções em determinadas dependências. O essencial é
que, de entre o caos, se ergam as duas únicas figuras que interessam:
ele e ela.
Joe pintava às ordens do poderoso Magister, cuja fama se torna desnecessário
frisar. Cobrava tarifas elevadas por cada aula, que evidenciava a circunstância
de ser extremamente breve, pormenor que contribuiu decisivamente para o celebrizar.
Délia estudava com Rosenstock, possuidor de boa reputação
como renovador da classe dos pianistas que assolava o país de leste a
oeste.
Foram imensamente felizes, enquanto o dinheiro durou. Mas... não pretendo
de modo algum ser cínico. Ambos tinham perfeitamente definida a sua ambição.
Em pouco tempo, Joe produziria quadros tão admiráveis que os anciães
de bolsas nutridas formariam uma fila interminável à porta do
seu estúdio para conseguir a ventura de os adquirir. Délia, por
seu turno, achar-se-ia tão familiarizada com a música, que até
se poderia sentir superior a ponto de, num futuro próximo, se não
fossem vendidas todas as entradas para um seu recital, negar-se a atuar alegando
laringite súbita e aguda e permanecendo numa sala de jantar privada,
entregue aos prazeres de uma excelente lagosta preparada por um chefe expressamente
chamado da França.
O melhor de tudo consistia, sem dúvida, na vida familiar no pequeno apartamento:
as prolongadas e calorosas conversas após o trabalho cotidiano; as refeições
íntimas, o café da manhã frugal e vaporoso; o intercâmbio
de ambições - entrelaçando sempre as de um com as do outro,
por resultar inadmissível outra coisa - a ajuda e inspiração
mútuas e, perdoe-me o pormenor, as azeitonas recheadas e sanduíches
de queijo, às onze da noite.
E, apesar disso, a Arte terminou por fraquejar o que se verifica com frequência,
conquanto ninguém se possa considerar responsável do fato, sobretudo
quando o termo "saída" se emprega com larga vantagem sobre
"entrada" no movimento de fundos domésticos.
O dinheiro extinguiu-se totalmente por fim, tornando-se impossível satisfazer
os honorários do senhor Magister e de Herr Rosenstock. Mas evidentemente
que "quando uma pessoa ama a Arte, sacrifício algum lhe parece exagerado".
Por conseguinte, para que o essencial não faltasse, Délia resolveu
dar lições de música.
Durante dois ou três dias não fez outra coisa senão procurar
alunos. Certa noite, regressou a casa excitadíssima.
- Consegui uma aluna, querido Joe! - exclamou alegremente. - Pertence a uma
família estupenda. O general... digo, é filha do general A. B.
Pinckney, que mora na Rua Setenta e Um, numa casa positivamente maravilhosa.
Só queria que visses a entrada suntuosa, em estilo bizantino, se não
me engano. A pequena chama-se Clementina, e confesso que já lhe criei
afeto. Veste sempre de branco e parece muito simples. Tem apenas dezoito anos.
Vou dar-lhe três aulas por semana e... prepara-te para o melhor... pagam-me
à razão de cinco dólares! Não me importo de o fazer
porque, assim que arranjar mais um ou dois alunos, poderei estudar de novo com
Rosenstock. E agora, deixa de franzir o sobrolho e saboreemos um jantar agradável.
- Tudo isso está muito bem para ti, Délia - replicou Joe, atacando
uma lata de conservas com uma faca velha e um martelo. - Mas, e eu? Pensas que
permitirei que trabalhes e ganhes dinheiro, enquanto vegeto nas regiões
da Arte? Pelas ossadas de Benvenutto Cellini! Garanto-te que não concordo.
Resta-me sempre ir vender jornais ou trabalhar como pedreiro para ganhar uns
cobres.
A moça aproximou-se dele e abraçou-o, murmurando:
- És um pateta. Na realidade, não abandonei a minha carreira para
me dedicar a outra ocupação. Continuarei ligada a ela, porque
ensinando também aprendo. E, com quinze dólares semanais, viveremos
como milionários sem que tenhas de abandonar as aulas do senhor Magister.
- Está bem - transigiu Joe, enquanto ia buscar a travessa azul para a
salada. - Em todo o caso, quero lavrar o meu protesto por te moveres por aí
a dares aulas. Isso não é Arte. No entanto... considero-te maravilhosa
e adoro-te pelo que acabas de fazer.
- Quando uma pessoa ama a Arte que pratica, sacrifício algum lhe parece
exagerado - frisou ela.
- Magister enalteceu o realismo das cores que empreguei naquele quadro que representa
o parque - volveu Joe - e Tinkle autorizou-me a expor duas telas na sua vitrina.
Agora, só é preciso que um milionário excêntrico
repare nelas.
- Tenho a certeza absoluta de que as venderás. E agora, agradeçamos
à Providência o fato de ainda existirem pessoas como o general
Pinckney... e esta vitela assada.
Durante a semana imediata, os Larrabee tomaram o café da manhã
muito cedo. Joe parecia entusiasmado com o esboço de "efeitos matinais"
em que trabalhava no Parque Central. Délia animava-o, beijava-o e despedia-se
dele às sete, porque a Arte é uma amante exigente. Muitas vezes,
ele só regressava às sete da tarde. No final da semana, Délia,
docemente orgulhosa, conquanto fatigada, depositou sobre a mesa, com um gesto
triunfante, três notas de cinco dólares.
- Há ocasiões em que Clementina chega a impacientar-me - confessou
de modo algo precipitado. - Desconfio que estuda pouco, e vejo-me obrigada a
repetir-lhe as mesmas coisas com insistência. Além disso, como
veste sempre de branco, o cenário resulta deveras monótono. O
general Pinckney é, pelo contrário, um ancião encantador.
Gostava que o conhecesses, Joe. Por vezes, quando Clementina e eu estamos sentadas
ao piano, entra e permanece de pé junto de nós, acariciando as
barbas brancas. "Como vão essas semicolcheias e semifusas?",
costuma perguntar. A propósito: cheguei a dizer-te que é viúvo?
Tenho pena que não possas admirar os belos objetos existentes no salão.
E os cortinados? Simplesmente deslumbrantes. Mas, voltando à Clementina,
acho-a curiosamente pálida e a sua tosse não me agrada. Oxalá
a saúde não seja tão débil como parece. Creio que
começo a estimá-la demasiado. Mostra-se tão amável
e distinta! Sabias que o irmão do general foi embaixador na Bolívia?
Nesse momento, e com ares de um novo Monte-Cristo, Joe extraiu várias
notas de Banco do bolso, de dez, cinco, dois e um dólar, e colocou-as
ao lado dos proventos de Délia.
- Vendi a aquarela do obelisco a um tipo de Peoria - anunciou com ares importantes.
- Não me digas! E nada menos que de Peoria.
- Exatamente. É um fulano rechonchudo, que usa cachecol de lã
e tem um palito entre os dentes permanentemente. Viu o quadro na vitrina de
Tinkle, e a princípio pensou que se tratava de um moinho de vento, mas
disfarçou bem quando o elucidei. Acabou por adquiri-lo e encomendou-me
outro. - Joe fez uma pausa. - Lições de música! Enfim,
espero que não se possam considerar totalmente divorciadas da Arte.
- Não imaginas como me alegro, querido! - bradou ela, com genuína
satisfação. - Tenho a certeza absoluta de que triunfarás.
Trinta e três dólares!... Nunca dispusemos de tanto dinheiro para
gastar. Esta noite, haverá ostras para o jantar.
- E filet mignon com champignons - acrescentou Joe. - Onde esta a lata
das azeitonas recheadas?
Na noite de sábado seguinte, ele chegou a casa antes de Délia.
Colocou em cima da mesa dezoito dólares e foi lavar as mãos, que
tinha cobertas de uma substância escura semelhante a pintura. Meia hora
mais tarde, ela entrou com a mão direita envolta em ataduras.
- Que aconteceu? - quis saber Joe, após as manifestações
extremosas de praxe.
Délia pôs-se a rir, porém a hilaridade soava falso.
- Clementina insistiu em que comesse um sanduíche de queijo quente, depois
da lição. Imagina: sanduíches de queijo quente às
cinco da tarde! Se alguma vez se viu... O general também estava presente.
Gostava que o observasses preparando o fogão elétrico, como se
não houvesse um regimento de criados em casa. Agora, já não
duvido da saúde frágil da moça. Mostra-se sempre nervosa
e a tosse não a larga. Quando servia os sanduíches, deixou cair
um pouco de queijo derretido na minha mão. Senti uma dor agudíssima
e fiquei queimada. O general achava-se positivamente alarmado. Pôs-se
fora de si, correu pela escada abaixo e mandou alguém à farmácia
para comprar pomada para as queimaduras e um rolo de ataduras. Agora já
não me dóitanto.
- E isso o que é? - quis saber ele com ternura. Pegando na mão
dela e indicando uma compressa branca que emergia da atadura.
- Um pedaço de algodão embebido em óleo próprio
para as queimaduras. - Délia desviou os olhos para a mesa. - Vendeste
outro quadro?
- Ao mesmo tipo de Peoria. E parece decidido a adquirir aquele que tenho quase
concluído. Que horas eram quando te queimaste?
- Por volta das cinco. O ferro... digo, o queijo saia do fogo precisamente nesse
momento e eu... Cada vez que me lembro da contrariedade do coronel...
- Senta-te, querida. - Joe arrastou-a para o sofá, instalou-se a seu
lado e perguntou, abraçando-a: - Que fizeste na realidade durante as
duas últimas semanas?
Ela sustentou o olhar do marido por uns segundos, murmurou umas frases vagas
relativas ao general Pinckney e acabou por inclinar a cabeça e soluçar,
enquanto confessava a verdade.
- Não encontrava alunos e não podia suportar a ideia de
que abandonasses as aulas. Coloquei-me como engomadeira de camisas naquela importante
lavanderia da Rua Vinte e Quatro. No entanto, deves reconhecer que a invenção
do general Pinckney e Clementina foi genial. Esta tarde, quando uma companheira
de trabalho deixou cair o ferro quente em cima da minha mão, tive de
desenvolver esforços enormes para arquitetar o episódio do sanduíche
de queijo. Fui alinhavando os pormenores a caminho de casa. Ficaste zangado
comigo, Joe? Se não me empregasse, não vendias os quadros ao homem
de Peoria.
- Na verdade, não é de Peoria - declarou ele, pausadamente.
- Que importa isso? O essencial é que possuis talento, querido. Beija-me
e explica-me como suspeitaste de que não dava lições de
piano?
- Só desconfiei quando há pouco te vi entrar. E não adivinharia
a verdade... se não fosse eu mesmo que embebi essa compressa em óleo,
na sala das máquinas, perto das caldeiras, e a enviei ao andar de cima
para uma empregada que acabava de queimar a mão com um ferro de engomar.
Devo confessar que sou, há duas semanas, o responsável pelo funcionamento
das caldeiras da tua lavanderia.
- Nesse caso, não?...
- O cliente de Peoria e o general Pinckney são produtos da mesma arte
- afirmou Joe. - Uma arte que não engloba positivamente a pintura nem
a música.
Após uma pausa, puseram-se a rir, divertidos.
- Quando uma pessoa ama a Arte que pratica, sacrifício algum... - começou
ele.
Todavia, Délia interrompeu-o, cobrindo-lhe os lábios com a mão.
- Nada disso. Diz apenas: quando se ama...
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