A Garganta da Serpente
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Canto alvissareiro

(Lourdes Limeira)

Onze de novembro de 2005, primeira entrevista coletiva do Presidente da República L. I. dos Santos, que vivia seu segundo mandato.

- Presidente, o que o Sr. nos diz sobre a implantação da TV Digital Brasileira?

- Já é, com certeza, uma realidade. É tanto, que posso assegurar que a democracia foi deveras constituída. A "Democracia emanada do povo para o povo" hoje se faz em sua plenitude. Porque veja, com a digitalização da televisão, o povo passa a ser o próprio ator do processo político do país.

Participa, então, efetivamente da nossa vocação reformista atual. Juntos estamos nas decisões importantes e assim, transformaremos o Brasil numa grande potência. Sim, porque através da interatividade, teremos as devidas soluções para os problemas da nação, todas as representações dos longínquos rincões.

- Excelência, qual a sua proposta, para esse mandato, referente ao Meio Ambiente?

- Ah! Isso eu passo a bola para minha Ministra do Meio Ambiente, A.M.S.!

- Excelência,...

Contíguo a sala de entrevista presidencial, outro momento importante acontece. A ministra A. M. S. inicia, através da interatividade televisiva, o Iº Fórum sobre o uso sustentável dos recursos naturais, com representantes de comunidades indígenas do Amazonas.

Comunidades essas, reconhecidas mundialmente por seus comportamentos sociais atuantes; localizadas no seio da floresta, numa ilha denominada de Jaraquezetalnhangantuá. Nações de bravos guerreiros, representadas por penas de suas cores preferidas.Os penas Verde e Amarelo e os Encarnado e Branco estavam a todo vapor, já que era essa a oportunidade de trabalhar pelo seu povo.

Essas tribos, pela primeira vez participavam de honroso papel na sociedade brasileira, e não podiam falhar. Compartilhar com seus compatriotas, finalmente era uma realidade.

Assim acontece. A proposta do Projeto Povo da Mata fora explicado em poucas palavras pela ministra A. M. S. que inicia o programa:

- Meus queridos conterrâneos, é um prazer enorme participar com os senhores desse momento ímpar em nossa jornada política. Quero dizer que, cada um dos senhores exerce um papel fundamental nesse projeto. Além disso, quero parabenizar o nosso querido presidente pela brilhante ideia. Inclusive, sua Exa. M.I. dos Santos me deu carta branca para fazer o que bem entendesse, a partir dos resultados dessa maravilhosa bancada. Sabem, os senhores são, de verdade, complementos do senado. Os senhores são a saída para o quadro de corrupção, que se instalou por todo âmbito parlamentar. Por isso mesmo, que se concentrem no debate e tenham voz e vez neste instante. Obrigada a todos.

- ... Positivo!..tivo...tivo...tivo!

"A nação verde e amarela
Tem a honra de cantar
Pra o povo brasileiro
Dois pra lá, dois pra cá.
Homem- branco precisa voltar às raízes :
A sua mãe terra conclamar.
Lálá ...lá...lóló."

- ...Isso mesmo!...mesmo...mesmo...mesmo!

"Nação encarnada e branca
Quer de público exaltar
Já era hora da raça indígena educar
Homem -branco a se tranformar.
Trá...lá.. lá...tró...ló...ló."

- ...Vamos nessa,!...nessa...nessa...!

" Nação verde e amarela tem muita satisfação
Em dizer que há cadeia
Pra branco que queima as matas
E não deve haver apelação
Mas uma vez,
Trá lálá...tró lóló."

- ...Essa roda tá demais!..mais...mais...!

" Grande nação penas encarnada e branca
Quer isso, e muito mais
Que o governo pressione homem-branco
Predador dos recursos naturais.
Dois pra cá e dois pra lá."

- Registrem tudo. Não percam nenhum detalhe. Cada item elencado, vale mais que seus salários, ouviram? - diz a ministra a seus assessores.

- Não pára!..pára...pára...pára!

"A nação verde e amarela
Hoje tem poder de decisão
E o povo brasileiro
Não contesta a situação.
Lá, lá, lá...lá,lá,lá."

"...Penas encarnada e branca
Acredita nos trovões
Assim também na mudança
De toda esta nação.
Lá,lá...lá...ló...ló...ló..."

"...Penas verde e amarela
Admira a estrela guia
Assim trilha a humanidade
Com muita sabedoria.
É pra cá , é pra cu."

- Creio, gente, que chega por hoje. Este é um grande dia! Muito obrigada,de coração! Espero vê-los em breve. A vocês, companheiros de trabalho e de força, um abraço e até mais. Daí antes de ir-se embora, ler na Agenda 21 algo que lhe toca demais:

"O grande desafio do planejamento participativo é integrar a busca de soluções técnico-científico, ecologicamente sustentáveis e socialmente adequadas...".

Pega as suas tralhas e sai. Dia seguinte, retorna ao trabalho. Mal chega, dá de cara com o presidente da república V. Exa. L.I. dos Santos. Segue-o até o seu gabinete, fala-lhe sobre o andamento do Projeto Povo da Mata, proseiam como se lá fora não existisse o que se sabe que, de fato, existe.

menu
Lista dos 2201 contos em ordem alfabética por:
Prenome do autor:
Título do conto:

Últimos contos inseridos:
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br