A Garganta da Serpente
Cine Cobra para ler e assistir
  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

Mal de Alzhemeier X Filme Diário de uma Paixão

(Luciana do Rocio Mallon)

Segundo o dicionário o mal de Alzhemeier é uma enfermidade degenerativa do cérebro caracterizada por uma perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se no começo por confusões da memória episódica . Esta doença é comum nos idosos . Quando ela chega num estágio mais avançado , o ancião se esquece da existência dos próprios filhos . Por isto , muitas vezes , ele é desprezado e abandonado em asilos , o que é um erro gravíssimo . Para estimular a memória deste paciente , mesmo estando numa casa de repouso , deve ser colocado ao seu redor coisas pessoais como exemplos : fotos de parentes , objetos da antiga residência e lembranças da juventude como um diário . Um exercício ótimo para o Mal de Alzhemeier seria alguém ler o diário da juventude do idoso para ele . Isto é o que acontece no filme : O Diário de uma Paixão , dirigido por Nick Cassavetes e baseado no livro chamado : O Caderno de Noah de Nicholas Sparks , escritor que trabalhou como enfermeiro em asilos de idosos e manicômios na juventude .

Na película citada acima o personagem Duke tem uma esposa , Allie , que sofre de Mal de Alzhemeier e por isto se interna num asilo junto com ela . Allie não se lembra da sua família e , como exercício , seu marido lê todos os dias para ela o diário sua juventude , que relata a história de amor dos dois .

A atitude de Duke é criticada por um médico . Mas há momentos em que a memória de Allie volta , por pequenos segundos , graças a leitura do diário . No final os dois falecem juntos , dentro do asilo . Porém o importante é que a velhinha morre lembrando do amor que viveu , apesar da doença .

Conclusão : se você trabalha com um idoso que sofre de Mal de Alzhemeier ou tem algum ancião com esta enfermidade na família mantenha sempre as suas lembranças ao seu alcançe e se , por acaso , você achar algum diário da juventude desta pessoa , não pense duas vezes : leia para ela , todos os dias .

O Diário de uma Paixão
The Notebook
Direção: Nick Cassavetes
Duração: 123 minutos
Ano: 2004

  • 3373 visitas desde 22/02/2009


Quer outra dica de filme?

Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br