Paulo Gaspar Ferreira

Nasceu no Porto - Portugal em 1964. Concluiu o Curso de Artes Visuais na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Concluiu o Curso de Fotografia de Estudio na Escola Técnica de Fotografia do Porto, dirigida por José Manuel Queirós de Faria

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

1981
- Salão de Fotografia O Comboio . Vila Real.

1983
- Particip'arte . Escola Superior de Belas Artes do Porto.

1984
- Exposição Nacional do Pequeno Formato . Cooperativa Árvore.
- IV Bienal Internacional de Arte . Vila Nova de Cerveira.
- V Exposição Colectiva . Cooperativa Árvore.
- Funda o grupo Espaço Linear do qual organiza a primeira Exposição na Galeria Barca d'Artes Centro Cultural do Alto Minho em Viana do Castelo.
- Participa numa Workshop organizada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto orientada pelo fotógrafo alemão André Gelpke.

1985
- 1ª Exposição de Arte Contemporânea A. Fernando de Oliveira . Porto

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:

1990
- Galeria da Praça . Porto. Exposição apresentada pelo crítico de arte Prof. Joaquim Matos Chaves. - Galeria Finalmente . Guimarães.

1991
- Instituto de Clínica Geral da Zona Norte. A propósito da conferência "A Angústia Écológica" proferida pelo Professor Eurico de Figueiredo no "2º Encontro de Ciências Humanas" (O Reviver da Ilha de Cós)

1993
- Colabora na revista catalã "Numquam Tacebo" publicada em Barcelona.

2001
- Colabora com Maria João Pires concebendo para a Deutsch Grammophon / Universal Music o desenho gráfico e fotografia do Compact Disc "Moonlight", Beethoven, Sonatas "Quasi Una Fantasia".
- Expõe no Brasil (Bahia e Recife), o projecto desenvolvido com António Ramos Rosa: "Cada árvore é um Ser para ser em nós".
- Realiza, para a editora Emarcy / Universal Music, o desenho gráfico e fotografia do disco "Espiral" de autoria de Miguel Carvalhinho.

2002
- Em parceria com o poeta António Ramos Rosa, publica na In-Libris, o livro "Cada árvore é um Ser para ser em nós" de que é autor das fotografias e da concepção gráfica.

2003
- Em co-autoria com Carlos Tê publica, na In-Libris, o livro "Penso Sujo" a pretexto da maré negra provocada pelo derramamento de crude aquando do naufrágio do petroleiro "Prestige" no mar da Galiza.

2004
- Em co-autoria com Sandra Costa publica para a In-libris e Belgais, o livro "Nenhuma Flor, Oito imagens e o dizer dos lábios". Livro de fotografias e poemas surgido das cinzas provocadas pelo incêndio ocorrido na Granja de Belgais, a casa onde Maria João Pires fundou o Centro Para o Estudo das Artes.
- Expõe na Galiza / Espanha as fotografias integradas no livro "Penso Sujo".
- Expõem na FIL em Lisboa a convite do "Instituto de Emprego e Formação Profissional" para a entrega do "Prémio de Mérito - Mostra de Excelência e Iniciativa".

2005
- É convidado pela Roma Editora a coordenar a direcção gráfica da colecção "Sopro" da qual estão publicados os títulos "Génese" e "Livro das Quedas" de António Ramos Rosa e Casimiro de Brito respectivamente.
- Exposição "Espíritos Elementares . Onze Simulacros" . Hospital Geral de Stº. António . Porto.
- Exposição "Espíritos Elementares . Seis Simulacros" . Instituto Camões . Lisboa.
- Exposição "Espíritos Elementares . Vinte e Três Simulacros" . Centro Multimeios . Espinho.
-Desenvolve o projecto "O Melhor do Mundo" - Fotografia de retrato expressivo infantil, trabalhando com diversas escolas do ensino pré primário.
- É convidado pelo Instituto Português de Fotografia a conceber e organizar uma série de palestras a que deu o nome genérico de "Encontros do Olhar.

Desde 1986 tem desenvolvido, em simultâneo com a sua actividade como fotógrafo diversos projectos de coordenação gráfica e editorial.

Está representado em várias colecções particulares e institucionais em Portugal, Espanha, França, Brasil e Estados Unidos.

E-mail:
paulo.gaspar.ferreira@in-libris.pt