A Garganta da Serpente

Werner Wellgs

  • aumentar a fonte
  • diminuir a fonte
  • versão para impressão
  • recomende esta página

O Menino

(Werner Wellgs)

O menino observou demoradamente os reflexos brincalhões criados na corrente incansável, e sedosa, que fluía no rio à sua frente. Tratava-se de um menino sossegado e solitário, o único a não tomar parte nas brincadeiras e jogos dos tantos por ali brincavam. Não que as suas capacidades fossem inferiores dos demais, mas sim pelo feitio inato de criança arredia e involuntária. A mãe, severa, já devia estar à sua procura na vila acima mas ele parecia não se importar. Preferia, entretanto, agarrar-se nalguns troncos flutuantes e deixar-se embalar no doce decurso do rio manso.

O sol ainda de pé emanava suavemente um calor morno e convidativo; a gritaria provocada pelos miúdos, entregues à algazarra na aldeia, faziam-lhe companhia durante o passeio.

Com uma diligente excitação o menino imaginava que por aquele meio flutuante o destino pudesse leva-lo a outro mundo; onde haveria de saltar e correr á vontade, deitar-se na relva à qualquer hora, passar dias a pescar... Tudo isso sem ser chamado às tarefas aborrecidas do campo e da escola; que existisse uma aldeia diversa daquela onde nascera e fora criado, habitada por pessoas interessantes e menos enfadonhas. Portanto, ao leme das aguas verdejantes, apressou-se em sonhar a sua liberdade !

Porém, subitamente, o tronco embateu numa pedra a meio do rio e o menino caiu n'água. Não sabia nadar, debateu-se tentando pedir ajuda mas não havia ninguém que o ouvisse. Sentindo-se assustadoramente só e esquecido, acreditou que iria morrer e gritou pela mãe, mas em vão. Só então foi puxado à superfície pelas mãos da progenitora, o menino agarrou-se-lhe às pernas sentindo o cheiro que lhe era tão familiar e rezando para dali nunca mais se afastar!

menu
Lista dos 2201 contos em ordem alfabética por:
Prenome do autor:
Título do conto:

Últimos contos inseridos:
Copyright © 1999-2020 - A Garganta da Serpente
http://www.gargantadaserpente.com.br