"(...) sou excelente em Literatura Inglesa, mas ninguém
me chama de Shakespeare. Sou bom poeta também, mas você nunca me
disse que era Cruz e Sousa. Por que, por que não posso ser Shakespeare,
Cruz e Sousa, ou outro escritor qualquer? Por que um rapaz negro tem que ser
somente Pelé?"
(José Endoença Martins, A Cor Errada de Shakespeare) .
Muito já se escreveu sobre o filme Encontrando Forrester (2000),
do diretor estadunidense Gus Van Sant; uma história de amizade entre
um escritor recluso e um jovem e talentoso negro do Bronx que busca se tornar
também um escritor de qualidade. As possibilidades de debate que este
filme apresenta são muitas, mas queremos aqui analisá-lo a partir
das relações interétnicas explicitadas em seu enredo. Encontrando
Forrester permite que se discuta a complexidade das identidades que caminham
para aquilo que o escritor martinicano Édouard Glissant chamou de crioulização,
ou seja, a concepção de uma identidade rizomática, "da
identidade não mais como raiz única, mas como raiz indo ao encontro
de outras raízes" . É esta perspectiva que nos interessa
aqui: compreender como os personagens, inicialmente enraizados em suas concepções
identitárias, constroem-se para o diálogo e para uma nova posição,
sem, no entanto, abandonarem aquilo que originalmente constituiu seu eu. Como
se torna possível a troca entre os diferentes na construção
do novo, do crioulo.
O enredo do filme está basicamente estruturado sobre três personagens.
O primeiro é Jamal Wallace, um negro de dezesseis anos que mora no Bronx
e que se dedica a jogar Basquete. Aluno de escola pública, Jamal recebe
uma bolsa para estudar em um colégio freqüentado pelas elites, em
Manhattan. O segundo é William Forrester, escritor consagrado pela crítica
e pelo público após publicar seu primeiro e único livro.
Desiludido com a incompreensão da sua obra, Forrester desenvolve uma
fobia social, isola-se em seu apartamento, também no Bronx, onde divide
espaço com os livros que lê. O terceiro é Crawford, professor
de literatura na escola de Manhattan, e escritor frustrado. Destes três
personagens, o único negro é Jamal; Forrester e Crawford são
brancos.
José Endoença Martins, ao estudar a construção de
identidades afro-descendentes na literatura , trabalha com três metáforas
para explicitar três diferentes posturas identitárias: Ariel
- que se constitui no desejo de se aproximar da cultura do outro, renegando
a sua própria; Calibã - caracterizada pelo nacionalismo,
a defesa da sua pureza identitária e a negação do outro;
e Exu - que deseja eliminar as barreiras culturais promovendo a solidariedade
e alteridade sem deixar de reconhecer sua identidade primeira (a crioulização,
segundo Glissant). Tentaremos analisar aqui a posição dos três
personagens principais a partir destas metáforas.
Jamal Wallace, como já dissemos, é negro, pobre e mora no subúrbio
de Nova York. Seus amigos são também negros e pobres, identificados
com a cultura do Bronx e empregam o tempo ocioso jogando basquete de rua, esporte
em que se destaca Jamal. No filme a bola de basquete parece imantada às
mãos de Jamal, e serve como elo entre este e sua cultura de origem. No
entanto, o personagem é profundo conhecedor de literatura e língua
inglesa, e deseja também ser um escritor de qualidade. Sua postura identitária
é permanentemente conflituosa: da mesma forma como se reconhece um negro
pobre do Bronx, necessita se fazer aceito junto aos brancos. Jamal deseja ser
reconhecido como um igual entre os brancos. Esta postura fica clara, por exemplo,
quando o proprietário de um automóvel BMW, ao ver Jamal, resolve
travar as portas do seu automóvel. Jamal então demonstra que conhece
a história daquele automóvel, sabe o poder simbólico que
a marca BMW carrega, e termina dizendo que se trata apenas de um carro. Esta
atitude, pensada isoladamente, poderia ser interpretada como uma postura calibanista,
algo do tipo: conheço tua história, tua língua, teus valores,
e uso deles para desprezar o que vem de ti. Não é o caso. Em outros
momentos do filme o personagem recorre novamente à afirmação
de si através da cultura do outro: desafia seu professor de literatura,
Crawford, reconhecendo citações de autores ocidentais e corrigindo-o
na gramática inglesa. Porém, o momento mais emblemático
desta postura ocorre quando Jamal deverá defender o colégio de
elite onde estuda na partida final do campeonato de basquete. Aqui justificaremos
a epígrafe que abre este texto. Jamal é convidado a estudar neste
colégio após ser aprovado em uma prova de conhecimentos e, fundamentalmente,
por ser um exímio jogador de basquete. Nesta escola de Manhattan, interessa
apenas que Jamal jogue basquete, que consiga vencer o campeonato. Este é
o acordo: sua bolsa de estudos e seu ingresso em uma nova categoria social dar-se-á
mediante sua participação no time do colégio. Já
Jamal não deseja apenas isto. O reconhecimento enquanto bom jogador já
acontece entre seus pares, no Bronx. O reconhecimento que Jamal busca é
outro, o mesmo reconhecimento por que apela o personagem da epígrafe
acima quando este questiona por que tem que ser Pelé, por que não
pode ser Shakespeare ou Cruz e Sousa. É neste sentido que, na final do
campeonato, na presença dos seus familiares e amigos, diante de um estádio
cheio e mediante a promessa de continuar estudando em Manhattan se conseguir
a vitória para o seu colégio, Jamal propositalmente erra as cestas
que dariam a vitória ao seu time. É o risco e o preço que
corre para ser reconhecido não mais como um "Pelé",
mas como um "Shakespeare", um "Cruz e Sousa". Assim, Jamal
assume uma postura arielista, negando-se a si mesmo, justamente porque
busca algo que considera mais importante, que vai além do reconhecimento
enquanto jogador de basquete. Jamal é, assim, o protagonista do drama
e faz aquilo que ninguém espera dele.
No outro extremo temos o professor de literatura Crawford, um escritor frustrado
e reconhecido pelos seus alunos como autoritário e vingativo. Crawford
assumirá para si a função de preservar uma suposta pureza
cultural, representada no filme pela literatura. Considerando as metáforas
apresentadas por José Endoença Martins, Crawford representará
o Calibã. Ele não consegue aceitar a idéia de que
um jovem negro do Brox, matriculado em sua escola para jogar basquete, possa
se destacar na arte da literatura, e sua missão será provar ao
próprio Jamal seu lugar na sociedade: um jogador de basquete nascido
e criado no Bronx. Neste contexto, a identidade é um espaço estanque,
de fronteiras claramente estabelecidas e onde o diálogo interétnico
só se dá a partir de uma relação "colonizador-colonizado" .
Cabe a Crawford saber o que é culturalmente válido ou não,
cabe a Jamal aceitar-se enquanto colonizado e agradecer o privilégio
da colonização. Crawford assume no filme o papel do antagonista,
aquele que procura impedir o protagonista de alcançar seus objetivos.
Como terceiro personagem temos o escritor William Forrester. Forrester publicou
apenas um romance, no entanto, é um autor consagrado pelo público
e pela crítica. Apesar de todo o seu sucesso, resolve se recolher a uma
vida solitária em seu apartamento, no alto de um velho prédio,
também no Bronx. Seu único contato com o mundo exterior é
através do seu secretário, e da janela do seu apartamento, Forrester
tem a visão da quadra onde Jamal e seus amigos jogam basquete. O filme
retrata o escritor através de um clássico clichê: o artista
anti-social e quase inatingível. É este o caso de William Forrester:
o escritor amargurado que despreza seus leitores e escreve para suprir uma necessidade
pessoal, alcoólatra, sociofóbico e que mora no alto de uma torre.
A discussão que o filme propõe a respeito da literatura e da figura
do escritor é vasta, e não há espaço para discutirmos
aqui. Cabe-nos sim observar que a despeito de toda a sua introspecção,
Forrester tem a função de facilitar o diálogo entre Jamal
e a cultura do "outro", representada, neste caso, pela literatura
e pela aceitação plena no colégio em Manhattan. É
o escritor que convida Jamal para entrar em seu apartamento, é ele que
propõe o diálogo através da leitura crítica dos
textos do adolescente que almeja escrever bem; sua função é
mediar dois mundos, tornando possível o trânsito de Jamal por estes,
ou seja, cabe a William Forrester o papel de Exu, conforme a metáfora
de José Endoença Martins.
Ao contribuir com a resolução do impasse entre Ariel e
Calibã, entre protagonista e antagonista, Forrester também
se transforma, também cede em suas posições, também
recicla sua subjetividade. Tanto Jamal quanto Forrester, por aceitarem o diálogo,
posicionam-se em áreas fronteiriças. No caso destes dois personagens,
a identidade pode ser compreendida enquanto fronteira, o que não acontece
com o professor Crawford; Calibã que é, está enraizado
em seus preconceitos e, assim, este personagem é o único que não
se desenvolve, terminando ultrapassado e desmoralizado. Assim, o que o filme
Encontrando Forrester propõe é justamente a importância
do diálogo interétnico, e a compreensão de que identidades
são constituídas na mobilidade, e móveis devem permanecer.
Proposta interessante para um tempo que assiste aos discursos maniqueístas
pós onze de setembro e aos fantasmas da xenofobia, sempre presentes.
Encontrando Forrester
Finding Forrester
Direção: Gus Van Sant
Duração: 135 minutos
Ano: 2000
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